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Tipo: Monografia
Título: O gestor escolar e a base nacional comum curricular
Autor(es): Boller, Murilo Bonavigo
Primeiro Orientador: Pierozan, Sandra Simone Hopner
Primeiro membro da banca: Pasinato, Darciel
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise do fascículo BNCC na prática - Guia para a implementação na Gestão Educacional publicado pela Associação Nova Escola e Fundação Lemann, tendo em vista as implicações aos gestores escolares para atender as demandas de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, inicialmente recuperamos na literatura específica aspectos da gestão escolar, bem como da Base Nacional Comum Curricular para compreender como o discurso das organizações se apresenta e impacta no papel do gestor. Busca-se ainda, identificar como a gestão escolar e o papel do gestor são compreendidos pela BNCC e relacionar os achados no referido Guia. Para tanto, além da leitura de materiais do Ministério da Educação (MEC) e documentos legais, considera-se a análise do Guia, averiguando neste documento as atribuições dos gestores das escolas da educação básica. Considera-se que o fascículo publicado é uma ferramenta para difundir ideias e práticas em educação, e nesse sentido, os resultados obtidos nos permitem a compreensão de que o Guia trata a implementação da BNCC como uma forma de qualificar a educação contudo sem enfatizar o caráter democrático previsto na legislação, o que possivelmente seja devido ao fato da publicação e distribuição do fascículo ser financiada por organismos não governamentais.
Abstract/Resumen: The present work presents an analysis of the BNCC in practice – Guide for implementation in Educational Management published by Associação Nova Escola and Fundação Lemann, given the implications for school managers to meet the demands for the implementation of the National Curricular Common Base (BNCC). To this end, through bibliographic and documentary research we initially recovered specific aspects of school management in the specific literature, as well as the BNCC to understand how the organizations' discourse presents itself and impacts the role of the manager. It also seeks to identify how school management and the role of the manager are understood by the BNCC and relate the findings in that Guide. To this end, in addition to reading materials from the Ministry of Education (MEC) and legal documents, the Guide's analysis is considered, ascertaining in this document the attributions of the managers of basic education schools. It is considered that the published issue is a tool to spread ideas and practices in education, and in this sense, the results obtained allow us to understand that the Guide treats the implementation of the BNCC as a way of qualifying education, however without emphasizing the character democratic provision foreseen in the legislation, which is possibly because the publication and distribution of the issue are financed by non-governmental organizations.
Palavras-chave: Gestão escolar
BNCC
Revistas Pedagógicas
Nova Escola
Formação de gestores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4321
Data do documento: Mai-2021
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