Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4328
Tipo: Monografia
Título: As escolas de educação infantil nas universidades federais da região Sul do Brasil: desafios e possibilidades
Autor(es): Corrêa, Pamela Marmentini
Primeiro Orientador: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Segundo membro da banca: Cancian, Viviane Ache
Resumo: O presente trabalho intitulado “As Escolas de Educação Infantil nas Universidades Federais da Região Sul do Brasil: Desafios e Possibilidades” consiste em apresentar as trajetórias, a perspectiva histórica, as legislações, abrangentes à Educação Infantil, e dar visibilidade aos desafios e às possibilidades das Escolas de Educação Infantil nas Universidades Federais na Região Sul do Brasil. Esta pesquisa emerge da experiência de maternidade vivenciada na graduação, bem como a busca de reconhecimento e importância das Escolas de Educação Infantil nas Universidades e o desenvolvimento de atividades relacionadas a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Desse modo, esse trabalho tem o intuito de olhar para essas Unidades, conhecer suas trajetórias, suas lutas e elencar elementos significativos durante os percursos e os motivos pelos quais concretizaram suas implementações. A escolha pelas Universidades Federais que abrangem a Região Sul, foi motivada pela Universidade Federal da Fronteira Sul estar situada nela. A metodologia baseia-se em uma abordagem qualitativa e para desenvolvê-la, em tempos de pandemia devido a COVID -19, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental, a fim de complementar os dados encontrados na internet, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário/formulário online às Escolas de Educação Infantil com vínculos ás UFS da Região Sul do Brasil. Apesar dos esforços e publicações das Escolas de Educação Infantil, ainda há pouca referência acerca da temática, de modo que, Raupp (2004), Cancian; Silva (2009), ANUUFEI (2020) são algumas das autoras que auxiliaram no diálogo e produção desse trabalho. Frente ao desmonte da educação pelo governo federal, nesse tempo histórico, as Escolas têm buscado apoio para resistir aos desafios e se manterem “vivas” junto às Universidades Públicas Federais. Dentre os desafios e as possibilidades apontadas na pesquisa, destaco: as demandas da comunidade universitária; a parceria entre ensino, pesquisa e extensão; local e formação permanente de professores/as e licenciandos/as; local privilegiado para pesquisa no âmbito da Educação Infantil; autonomia nas decisões pedagógicas e institucionais; desafio no âmbito orçamentário, na conquista de quadro de professores e funcionários, e resistência. Mais que um trabalho de conclusão de curso, este é o início de um debate possível e necessário para que também possamos lutar por uma Escola de Educação Infantil na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, e ela se somar como mais uma das Escolas de Educação Infantil presentes e atuantes na região Sul do Brasil.
Abstract/Resumen: El presente trabajo titulado “Unidades de Educación Infantil en las Universidades Federales de la Región Sur de Brasil: Desafíos y Posibilidades” consiste en presentar las trayectorias, la perspectiva histórica, las legislaciones, que abarcan la Educación Infantil, y dar visibilidad a los desafíos y a las posibilidades de las Escuelas de Educación Infantil en las Universidades Federales de la Región Sur de Brasil. Esta investigación surge de la experiencia de la maternidad vivida en la graduación, así como de la búsqueda del reconocimiento e importancia de las Unidades de Educación Infantil en las Universidades y del desarrollo de actividades relacionadas com la inseparabilidad entre enseñanza, investigación y extensión. De esta manera, este trabajo tiene como objetivo mirar estas Unidades, conocer sus trayectorias, sus luchas y listar elementos significativos durante los recorridos y las razones por las que concretaron sus implementaciones. La elección de las Universidades Federales que cubren la Región Sur, fue motivada por la Universidade Federal da Fronteira Sul estar ubicada en ella. La metodología se basa en un abordaje cualitativo y para desarrollarla, en tiempos de pandemia por COVID -19, se utilizó la investigación bibliográfica y el análisis documental, con el fin de complementar los datos encontrados en internet, utilizando como instrumento de colecta de datos el cuestionario / formulario online a las Escuelas de Educación Infantil con vínculo a las UFS de la Región Sur de Brasil. A pesar de los esfuerzos y publicaciones de lase Escuelas de Educación Infantil, aún hay poca referencia al tema, de modo que, Raupp (2004), Cancian; Silva (2009), ANUUFEI (2020) son algunas de las autoras que ayudaron en el diálogo y producción de este trabajo. Ante el desmantelamiento de la educación por parte del gobierno federal, en este tiempo histórico, las Escuelas han buscado apoyo para resistir a los desafíos y mantenerse “vivas” junto a las Universidades Públicas Federales. Entre los desafíos y las posibilidades señalados en la investigación, destaco: las demandas de la comunidad universitaria; la asociación entre enseñanza, investigación y extensión; local y formación permanente de profesores/as y estudiantes de licenciatura; local privilegiado para la investigación en el ámbito de la Educación Infantil; autonomía en las decisiones pedagógicas e institucionales; desafío en el ámbito presupuestario, en la conquista de la plantilla de profesores y funcionarios, y resistencia. Más que un trabajo de conclusión de curso, este es el inicio de un debate posible y necesario para que también podamos luchar por una Escuela de Educación Infantil en la Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, y ella somarse como más una de las Escuelas de Educación Infantil presentes y actuantes en la región Sur de Brasil.
Palavras-chave: Unidade de Educação Infantil
Educação Infantil
Universidade Federal
Escola de Educação Infantil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4328
Data do documento: Mai-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORRÊA.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.