Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4336
Tipo: Monografia
Título: Um sonho interrompido duas vezes, mas sempre em foco. Hoje uma realidade: basta acreditar e seguir sua meta
Autor(es): Costa, Maria Terezinha Lisboa da
Primeiro Orientador: Santos, Almir Paulo dos
Primeiro coorientador: Camerini, Neila Carla
Primeiro membro da banca: Johann, Magali Maria
Segundo membro da banca: Loss, Adriana Salete
Resumo: O presente trabalho consiste na apresentação de uma autobiografia, destacando narrativas como um instrumento de coleta de informações, assim como para a memória um elemento fundamental de pesquisa desta natureza. Tendo como objetivo descrever minha trajetória de vida no discernir a infância, a escolha pelo magistério e a formação acadêmica, realizando assim uma análise e compreensão possíveis sobre a relação entre a história de vida com a formação em pedagogia. O trabalho apresenta a minha trajetória de escolarização e formação por meio da metodologia de narrativas e memórias refletindo sobre a vida pessoal, escolar e profissional em que seja possível perceber os vínculos entre estes caminhos percorridos. Para realizar o trabalho foi feito uma pesquisa articulada ao conceito (auto) biográfico, pesquisa esta em torno da narração das histórias de vida, ou melhor, histórias centradas na formação que permite estabelecer medidas de mutações sociais e culturais na vida e relacioná-las com a evolução dos conceitos de vida profissional e social. A problemática que norteou o estudo foi de que forma minha trajetória de vida, a escolha pelo magistério e a formação acadêmica contribuíram para minha pesquisa autobiográfica. A metodologia utilizada através da narrativa, implica numa negociação de poder e representa no uso da autobiografia uma produção escrita do próprio sujeito sobre si tendo como referência sua trajetória de vida existencial, enfocando a vida de forma ampla, ela busca a expressão da totalidade ou o essencial da vida. Na metodologia utilizamos como aporte teórico os autores Ferraroti (2010) e Josso (2010). O presente trabalho faz menção sobre o percurso formativo relacionado a história de vida bem como a importância do curso de pedagogia e as expectativas até a formação. Neste enfoque a análise deste estudo deu-se além da minha autobiografia e das bibliografias utilizadas como aporte teórico, questionários realizados com colegas da UFFS em relação ao processo formativo e suas histórias de vida.
Abstract/Resumen: The present work consists of the presentation of an autobiography, highlighting narratives as an instrument for collecting information, as well as for memory, a fundamental element of research of this nature. Aiming to describe my life trajectory in discerning childhood, the choice for teaching and academic training, thus performing a possible analysis and understanding of the relationship between life history with training in pedagogy. The work presents my trajectory of schooling and training through the methodology of narratives and memories reflecting on my personal, school and professional life in which it is possible to perceive the links between these paths taken. To carry out the work, a research articulated to the (auto) biographical concept was carried out. This research was based on the narration of life stories, or rather, stories centered on training that allows for the establishment of measures of social and cultural changes in life and to relate them to the evolution of the concepts of professional and social life. The issue that guided the study was how my life trajectory, my choice of teaching and academic training contributed to my autobiographical research. The methodology used through the narrative implies a negotiation of power and represents, in the use of autobiography, a written production of the subject about himself with reference to his existential life trajectory, focusing on life in a broad way, it seeks the expression of totality or the essential of life. In the methodology, we used as theoretical support the authors Ferraroti (2010) and Josso (2010). The present work mentions the formative path related to life history as well as the importance of the pedagogy course and the expectations towards formation. In this approach, the analysis of this study took place in addition to my autobiography and bibliographies used as theoretical support, questionnaires carried out with colleagues at UFFS in relation to the training process and their life stories.
Palavras-chave: Autobiografia
Processo formativo
História de vida
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4336
Data do documento: Mai-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.