Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4410
Tipo: Dissertação
Título: Letramento digital e BNCC: sentido e significado no diálogo de Vigotski e Bakhtin
Autor(es): Bortoli, Alan de
Primeiro Orientador: Alves, Solange Maria
Primeiro membro da banca: Pereira, Ana Maria de Oliveira
Segundo membro da banca: Richit, Adriana
Resumo: A pesquisa em tela se orientou pela indagação acerca de que sentidos e significados de letramentos digital estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no âmbito do ensino de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental? Ancorado teoricamente em Vigotski e Bakhtin, objetivou compreender que sentidos o letramento digital estão presentes na BNCC, no âmbito do ensino de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental e mais, especificamente, teve como objetivos: i) Caracterizar a constituição da relação entre sociedade da informação/digital para a construção histórica da Base Nacional Comum Curricular; ii) Compreender o letramento digital a partir das concepções de sentido e significado em Vigotski e Bakhtin e iii) Problematizar a organização do ensino de língua portuguesa para os anos finais do ensino fundamental no âmbito da Base Nacional Comum Curricular no que se refere ao letramento digital. Em termos metodológicos, orienta-se pelos pressupostos teórico-epistemológicos do materialismo histórico-dialético, donde decorre a exigência de uma postura investigativa crítica, atenta às relações de um objeto em movimento e em contradição. Tendo em vista a demanda colocada pelo objeto, a abordagem metodológica ampara-se no paradigma indiciário/microgenético, particularmente nas contribuições de Ginzburg (2011) e Góes (2000). O trabalho é resultado de uma investigação realizada a partir do diálogo entre o letramento digital e a BNCC empreendidos pelas lentes teóricas de Vigotski e Bakhtin, do qual valeu-se de uma pesquisa minuciosa em referenciais teóricos como Castells (2000), Lemos (2013), Lévy (2018), Santaella e Lemos (2010), Belloni (2012), Marcuschi e Xavier (2004), Rojo (2009; 2013), Vigotski (1991; 1998; 2003; 2007; 2009; 2009; 2010) e Bakhtin (2003; 2004; 2004). Além desses autores, coube ao capítulo um detour (KOSIK, 1976) em diversas outras obras fulcrais que perpassam por livros, artigos e documentos oficiais de pesquisadores que investigam o tema. As categorias de análise a posteriori evidenciadas foram o Letramento privilegiado pela cultura digital, Fragmentação de conteúdo, Pseudodialogismo e A Falácia do discurso da educação como instrumento da democracia e igualdade. Os resultados, de modo geral, evidenciam que o letramento digital proposto pelo documento investigado sinaliza para um afastamento que valorize o desenvolvimento humano, por compreender que o ensino demasiado de gêneros discursivo não vem atravessado de conhecimento científico, impossibilitando assim o desenvolvimento de funções superiores de pensamento. Além disso, não valoriza práticas sociais para a emancipação do sujeito, transformando-o em um sujeito prático e utilitário, sob o prisma de um modelo de educação voltado à economia capitalista. Em suma, não há uma educação para a superação da divisão de classes que reúna pensamento e trabalho que fora abstraído no processo de desenvolvimento do capitalismo. O presente empreendimento demonstrou, em primeira mão, sua relevância científica e social por meio das informações e conhecimentos produzidos, que cientificamente poderá suscitar novos estudos e que, socialmente, contribuirá com os professores em suas práticas pedagógicas.
Abstract/Resumen: The research on screen was oriented by the inquiry around the senses and meanings of digital literacy being present on BNCC, on the scope of portuguese language teaching on the final years of middle school? Theoretically anchored to Vigotski and Bakhtin, aimed to comprehend that senses on the digital literacy are present on BNCC, on the teaching scope of portuguese language of the final years of middle school and more, specifically, had as goals: Characterized the constitution of the relationship between information/digital society and the historical construction of Base Nacional Comum Curricular ii.) Comprehend the digital literacy from the sense and meaning conceptions in Vigotski and Bakhtin and iii) problematize the portuguese language teaching organization to the final years of middle school on the scope of the Common Curricular National Basis as far as digital literacy is concerned. In methodologic terms it is oriented by the theoretic-epistemological assumptions of the historic-dialetic materialism, from where the demand of a critical investigative posture comes from, bringing attention to the relations of moving object and in contradiction. In view of the demand put by the object, the methodologic approach bases itself on the indiciary/mricogenetic paradigm, particularly on the Ginzburg (2011) and Góes(2000) contributions. The work is a result of an investigation performed from the dialogue between the digital literacy and the Common Curricular National Basis, from the sense and meaning concepts undertaken by the theorectical lenses of Vigotski and Bakhtin, in which it was valued of a thorough research in theoretical referentials as Castells (2000), Lemos (2013), Lévy (2018), Santaella and Lemos (2010), Belloni (2012), Marcuschi and Xavier (2004), Rojo (2009; 2013), Vigotski (1991; 1998; 2003; 2007; 2009; 2009; 2010) and Bakhtin (2003; 2004; 2004). Beyond these authors, a detour (KOSIK, 1976) was fit in this chapter in many other pivotal works that run through books, articles and official documents of researchers who investigate the theme. The a posteriori analysis cathegories highlighted were the privileged literacy by the digital culture, content Fragmentation, pseudodialogism and the education speech Fallacy as instrument of democracy and equality. The results, in a general way, evidence that digital literacy proposed by the investigated document signals for a distancing that values the human development, to understand that the excessive teaching of discursive genres does not come crossbred with scientific knowledge, forbidding the devolopment of superior thought functions. Besides that, it does not value the social practices to the emancipation of the subject, turning it into a practical and utilitary subject, under the prism of an educational model turned to the capitalistic economy. In a nutshell, there is no education towards the overcoming of a class division that gathers thought and work that was abstracted on the development process of capitalism. The present undertaking showed that its first-hand scientifical and social relevancy by information and produced knowledge, in which scientifically could stir up new studies and that will socially contribute with teachers in their pedagogical practices.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular
Letramento digital
Educação
Ensino fundamental
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4410
Data do documento: 15-Jul-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BORTOLI.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.