Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4483
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Mapeamento e análise das preferências dos usuários para criação de um aplicativo de comparação de preços de produtos de supermercados
Autor(es): Abranchuk, Sandro
Primeiro Orientador: Roani, Alcione Roberto
Resumo: O crescimento acelerado do comércio digital e seus impactos sobre as vendas tradicionais são visíveis, intensos e inevitáveis. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a recomendação do Ministério da Saúde de evitar aglomerações, muitas pessoas começaram a realizar compras de supermercado por meio de aplicativo. O objetivo deste estudo consiste na identificação das preferências dos usuários para criação de um aplicativo de comparação de preços de produtos de supermercados na região de Erechim/RS. A presente pesquisa pode ser classificada de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivo descritivo e explicativo. Os procedimentos utilizados para o alcance dos dados foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento de informações acerca das percepções de sujeitos. Para isso, utilizou-se como método a aplicação de um questionário a partir da ferramenta Google Formulários, com questões mistas. A pesquisa apontou que a maioria dos participantes prefere que os itens do supermercado sejam separados por departamentos no aplicativo, além de poder observar a data de validade e a origem do produto. Os entrevistados também consideram importante que atitudes sustentáveis sejam sugeridas pelo aplicativo. Observou-se, ainda, que a maior parte dos entrevistados consome produtos oriundos da feira do produtor, orgânicos e veganos, ampliando as possibilidades para a construção de um aplicativo que possa ser funcional e atender as preferências dos clientes.
Abstract/Resumen: The accelerated growth of digital commerce and its impacts on traditional sales are visible, intense and inevitable. With the pandemic caused by the new coronavirus (SARS-CoV-2) and the Ministry of Health's recommendation to avoid overcrowding, many people started shopping in supermarkets through the app. With this in mind, the objective of this study is to identify the preferences of users to create a price comparison application for supermarket products in the region of Erechim/RS. This research can be classified as applied, with a qualitative and quantitative approach, with a descriptive and explanatory objective. The procedures used to reach the data were the bibliographical research and the gathering of information about the subjects' perceptions. For this, we used as a method the application of a questionnaire from the Google Forms tool, with mixed questions. The survey showed that most participants prefer supermarket items to be separated by departments in the application, in addition to being able to observe the expiration date and origin of the product. Respondents also consider it important that sustainable attitudes are suggested by the app. It was also observed that most respondents consume products from the producer's fair, organic and vegan, expanding the possibilities for building an application that can be functional and meet customer preferences.
Palavras-chave: Aplicativos
Comercio eletrônico
Tecnologias
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4483
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Especialização em Processos e Produtos Criativos e suas Interfaces

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABRANCHUK.pdf513,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.