Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4483
Type: Artigo Cientifico
Título : Mapeamento e análise das preferências dos usuários para criação de um aplicativo de comparação de preços de produtos de supermercados
Author: Abranchuk, Sandro
First advisor: Roani, Alcione Roberto
Resume: O crescimento acelerado do comércio digital e seus impactos sobre as vendas tradicionais são visíveis, intensos e inevitáveis. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a recomendação do Ministério da Saúde de evitar aglomerações, muitas pessoas começaram a realizar compras de supermercado por meio de aplicativo. O objetivo deste estudo consiste na identificação das preferências dos usuários para criação de um aplicativo de comparação de preços de produtos de supermercados na região de Erechim/RS. A presente pesquisa pode ser classificada de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivo descritivo e explicativo. Os procedimentos utilizados para o alcance dos dados foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento de informações acerca das percepções de sujeitos. Para isso, utilizou-se como método a aplicação de um questionário a partir da ferramenta Google Formulários, com questões mistas. A pesquisa apontou que a maioria dos participantes prefere que os itens do supermercado sejam separados por departamentos no aplicativo, além de poder observar a data de validade e a origem do produto. Os entrevistados também consideram importante que atitudes sustentáveis sejam sugeridas pelo aplicativo. Observou-se, ainda, que a maior parte dos entrevistados consome produtos oriundos da feira do produtor, orgânicos e veganos, ampliando as possibilidades para a construção de um aplicativo que possa ser funcional e atender as preferências dos clientes.
Resumen : The accelerated growth of digital commerce and its impacts on traditional sales are visible, intense and inevitable. With the pandemic caused by the new coronavirus (SARS-CoV-2) and the Ministry of Health's recommendation to avoid overcrowding, many people started shopping in supermarkets through the app. With this in mind, the objective of this study is to identify the preferences of users to create a price comparison application for supermarket products in the region of Erechim/RS. This research can be classified as applied, with a qualitative and quantitative approach, with a descriptive and explanatory objective. The procedures used to reach the data were the bibliographical research and the gathering of information about the subjects' perceptions. For this, we used as a method the application of a questionnaire from the Google Forms tool, with mixed questions. The survey showed that most participants prefer supermarket items to be separated by departments in the application, in addition to being able to observe the expiration date and origin of the product. Respondents also consider it important that sustainable attitudes are suggested by the app. It was also observed that most respondents consume products from the producer's fair, organic and vegan, expanding the possibilities for building an application that can be functional and meet customer preferences.
Palabras clave : Aplicativos
Comercio eletrônico
Tecnologias
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4483
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Processos e Produtos Criativos e suas Interfaces

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ABRANCHUK.pdf513,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.