Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4506
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O sacrifício de Jesus Cristo sob as lentes lusófonas de José de Saramago e Eça de Queiros: diálogos sobre a alegoria poética
Autor(es): Oliveira, Patrícia Silva de
Primeiro Orientador: Thimóteo, Saulo Gomes
Resumo: O presente trabalho objetiva desenvolver uma análise comparada entre os elementos constitutivos do símbolo “O Sacrifício” nas obras A Relíquia, de Eça de Queirós e O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago, visando investigar e compreender como ambos os autores problematizam suas perspectivas nos referidos escritos e de que maneira ocorrem tais processos. Com base na comparação das mencionadas produções ficcionais desses dois escritores da literatura portuguesa, por meio de uma interpretação prismática distribuem-se as análises em tríades sacrificiais que representam os tipos de sacrifícios desvelados em cada uma das obras. Neste estudo considerou-se o entendimento de sacrifício segundo a definição de Chevalier e Gheerbrant (2002).
Abstract/Resumen: El presente trabajo objetiva desarrollar un análisis comparativo entre los elementos constitutivos del símbolo “El Sacrifício” en las obras O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago y A Relíquia, de Eça de Queirós, con vistas a investigar y comprender cómo ambos los autores problematizan sus perspectivas en los referidos escritos y de qué manera ocurren tales procesos. Con base en el análisis de las mencionadas producciones ficcionales de estos dos escritores de la literatura portuguesa, por medio de una interpretación prismática se distribuyó los análisis en triadas sacrificiales que representan cuáles son los sacrificios revelados en cada una de las obras. Este estudio tuvo en cuenta el entendimiento de sacrificio según la definición de Chevalier y Gheerbrant (2002).
Palavras-chave: Literatura comparada
Literatura portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4506
Data do documento: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRICIA SILVA DE OLIVEIRA.pdf191,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.