Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4507
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A mulher do fim do mundo: sobre o processo de empoderamento da mulher e o lugar da fala feminina nas letras de Elza Soares
Autor(es): Barbosa, Eline Souza
Primeiro Orientador: Massagli, Sérgio Roberto
Resumo: Nesta pesquisa, problematizamos sobre o empoderamento feminino e o lugar de fala da mulher, bem como sobre as questões de gênero no contexto político atual, a partir da análise de duas letras de músicas do álbum A Mulher do Fim do Mundo de Elza Sores: Maria da Vila Matilde e Benedita. Utilizamos para isso o aporte teórico de Pierre Bourdieu, Djamila Ribeiro e Judith Butler entre outros autores para remeter às questões das relações de poder que envolvem o empoderamento feminino. Fizemos uma abordagem desses princípios, relacionando-os às teorias da Análise de Discurso de orientação Francesa, mais precisamente com Eni Orlandi e Michel Pêcheux, fazendo uma relação entre discurso e linguagem e como estes interagem com os sujeitos constituídos por suas histórias ao afetarem e serem afetados pelos discursos. Ao analisar um discurso, mesmo que o objeto considerado seja a reprodução de um simples ato de fala individual, nesse caso a voz de Elza Soares, não estamos diante da manifestação de um sujeito, mas sim nos defrontamos com o lugar de sua dispersão e de sua descontinuidade, já que o sujeito da linguagem não é um sujeito em si, idealizado e individual, ele é ao mesmo tempo falante e falado, porque através dele outros ditos se dizem. Assim, podemos dizer que os discursos de empoderamento e o lugar de fala das mulheres analisados nas letras têm como objetivo dar lugar de fala, empoderar, incentivar a participação feminina nas diversas áreas a fim de diminuir a discriminação e a violência.
Abstract/Resumen: En esta investigación, problematizamos el empoderamiento femenino y el lugar de habla de la mujer, además de las cuestiones de género en el contexto político actual, partiendo del análisis de dos letras de músicas del álbum A Mulher do Fim do Mundo de Elza Soares: Maria da Vila Matilde y Benedita. Para ello, usamos los teóricos Pierre Bourdieu, Djamila Ribeiro y Judith Butler entre otros autores para las cuestiones de las relaciones de poder que están envuelvas en el empoderamiento femenino. Hicimos un abordaje de eses principios, relacionándolos con las teorías del Análisis de Discurso de la escuela francesa, más precisamente con Eni Orlandi y Michel Pêcheus, haciendo una relación entre discurso y lenguaje y cómo estos interactúan con los sujetos constituidos por sus historias al afectaren y ser afectados por los discursos. Al analizar un discurso, mismo que el objeto considerado sea la reproducción de un simples acto de habla individual, en ese caso, la voz de Elza Soares, no estamos delante de la manifestación de un sujeto, ya que el sujeto del lenguaje no es un sujeto en sí, idealizado e individual, él es al mismo tiempo hablante y hablado, porque a través de él otros dichos son dichos. Así, podemos decir que los discursos de empoderamiento y el lugar de habla de las mujeres analizados en las letras tienen como objetivo de dar lugar de habla, empoderar, incentivar la participación femenina en las diversas áreas a fin de disminuir la discriminación y la violencia.
Palavras-chave: Empoderamento
Feminismo
Discurso
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4507
Data do documento: 8-Jul-2019
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELINE SOUZA BARBOSA.pdf131,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.