Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4508
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Leituras de mangás em Realeza - PR: a voz dos sujeitos sobre a sua formação leitora |
Título(s) alternativo(s): | Lectura de mangas en Realeza - PR: la voz de los sujetos sobre su formación lectora |
Autor(es): | Tonetto, Amanda |
Primeiro Orientador: | Menta Tres, Naiane Carolina |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa sobre a leitura de mangás com alunos de uma Escola de Ensino Fundamental, no primeiro período de 2018. Os quadrinhos japoneses ainda são vistos como causadores de impactos negativos em crianças e adolescentes; porém, de acordo com as entrevistas, a leitura desses jovens pode ser potencializada utilizando os mangás. Assim, objetiva-se analisar a fala de estudantes do sexto e nono ano, com relação aos quadrinhos japoneses. Para isso, foi feito fichamentos de livros de pesquisadores da área da leitura e dos mangás. A delimitação da amostra foi realizada através de um questionário e, logo após, a análise dos dados, por meio de uma entrevista. Os resultados da pesquisa apontam que houve um maior interesse dos estudantes para com a leitura, a partir do momento que passaram a ter contato com os mangás. Porém, ainda há preconceitos com textos que não são prestigiados pelo ambiente escolar, como é o caso dos quadrinhos japoneses. |
Abstract/Resumen: | El presente Trabajo de Conclusión del Curso presenta una investigación sobre la lectura de manga con alumnos de una Escuela de Enseñanza Fundamental, en el primer período de 2018. Las historietas japonesas siguen siendo vistas como causantes de impactos negativos en niños y adolescentes; sin embargo, de acuerdo con las entrevistas, la lectura de esos jóvenes puede ser potenciada utilizando el manga. Así, su objetivo es analizar el habla de estudiantes del sexto y nono año, con relación a las historietas japonesas. Para eso, fue hecho repaso bibliográfico de investigadores del área de la lectura y de los mangas. La delimitación de la muestra fue realizada a través de un cuestionario y, después, el análisis de los datos, a través de una entrevista. Los resultados de la investigación apuntan que hubo un mayor interés de los estudiantes para con la lectura, a partir del momento que pasaron a tener contacto con los mangas. Sin embargo, todavía hay prejuicios con textos que no son prestigiosos por el ambiente escolar, como es el caso de las historietas japonesas. |
Palavras-chave: | Leitura Formação de leitores Mangá |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4508 |
Data do documento: | 1-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMANDA TONETTO.pdf | 257,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.