Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4510
Type: Artigo Cientifico
Title: A leitura do gênero lírico na escola: uma proposta de trabalho com Paulo Leminski
Author: Rosa, Karine da
First advisor: Souza, Andréia Cristina de
Resume: O desenvolvimento da capacidade leitora é primordial e básica para a vida em sociedade. Mas, para além disso, a leitura tem seu papel crucial na construção da criticidade na formação do leitor e em sua inserção nas diferentes práticas sociais. Essa formação leitora é preocupação específica da escola. Partindo dessa percepção, este trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de intervenção didática, voltada a alunos do 4º ciclo de Ensino Fundamental, que considere a apreciação estética da poesia de Paulo Leminski. Desse modo, justifica-se por buscar contribuir para a formação de leitores competentes e com possíveis professores/leitores que possam refletir sobre o trabalho a ser desenvolvido em sua própria prática. A partir de considerações sobre a leitura nas aulas de Língua Portuguesa e sobre o gênero lírico, a proposta é elaborar atividades de leitura deste gênero, partindo da concepção interacionista de leitura, salientando o que explicitam os documentos oficiais para o ensino de Língua Portuguesa (PCN e DCE), assim como as considerações de Rojo (2002), Antunes (2003), Zilberman (2013), Geraldi (1984), Menegassi (2010), Zappone (2010) e Pilati (2017).
Abstract: El desarrollo de la capacidad lectora es fundamental y básico para la vida en sociedad. Pero, además de eso, la lectura tiene su función esencial en la construcción de la criticidad en la formación del lector y en su inclusión en distintas prácticas sociales. Esa formación lectora es preocupación específica de la escuela. Basado en esta comprensión, este trabajo tuvo como objetivo la elaboración de una propuesta de intervención didáctica, dirigida a alumnos del 4º ciclo de la Enseñanza Fundamental, que considere la apreciación estética de la poesía de Paulo Leminski. Así, justificase por buscar contribuir para la formación de lectores competentes y con posibles profesores/lectores que puedan reflexionar sobre el trabajo a ser desarrollado en su propria práctica. A partir de consideraciones sobre la lectura en clases de Lengua Portuguesa y sobre el género lírico, la propuesta es elaborar actividades de lectura de este género, basándose de la concepción interaccionista de lectura, basado lo que presentan los documentos oficiales para la enseñanza de Lengua Portuguesa (PCN y DCE), así como las consideraciones de Rojo (2002), Antunes (2003), Zilberman (2013), Geraldi (1984), Menegassi (2010), Zappone (2010) y Pilati (2017).
Keywords: Letramento
Poesia
Gêneros literários
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4510
Issue Date: 1-Aug-2018
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARINE DA ROSA.pdf255.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.