Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4526
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Em que ritmo avançamos? A relação entre teoria e prática na análise linguística realizada por professores de língua portuguesa
Autor(es): Lampert, Leila Daiane Krause
Primeiro Orientador: Jurach, Jussara Maria
Resumo: A análise linguística é concebida como um dos três eixos básicos do ensino, junto com a leitura e a produção textual e, para que essa prática de ensino se efetive, o professor deve utilizar o texto como base do ensino. Diante desta colocação, a qual é tomada por base deste trabalho, realizamos um levantamento de dados acerca dos conhecimentos teóricos dos professores unidos à prática. Para tanto, os informantes descreveram, por meio de um questionário, como compreendem e realizam a análise linguística no trabalho com o texto. Nesse questionário, os professores realizaram suas práticas de análise linguística a partir de uma fábula intitulada “Os urubus e sabiás”, de Rubem Alves, pertencente à sequência textual narrativa (ADAM, 2011), sendo esta uma sequência predominante no contexto escolar. Tivemos como público participante três professores, formados em períodos diferentes, porém, todos se graduaram após a elaboração/divulgação dos documentos oficiais que propõem um trabalho voltado à perspectiva da análise linguística no trabalho com a língua portuguesa. E, com base nas respostas oferecidas pelos professores, percebemos a forte presença do texto como objeto de ensino, porém, o texto torna-se pretexto para o ensino metalinguístico. As classes gramaticais tornam-se conteúdo das aulas de língua portuguesa, deixando, desta forma, de se realizar o trabalho voltado à análise linguística.
Abstract/Resumen: La análisis linguística es concebida como uno de los tres ejes básicos de la enseñanza, junto con la lectura y la producción textual y, para que esta práctica de enseñanza se efective, el profesor debe utilizar del texto como base de la enseñanza. Delante de esta colocación, la cual es tomada por base de este trabajo, realizamos un levantamiento de datos acerca de los conocimientos teóricos de los profesores unidos a la práctica. Para tanto, los informantes describieron, por médio de un cuestionario, como comprenden y realizan sus prácticas de análisis linguística en el trabajo con el texto. En eso cuestionario, los profesores realizaron sus prácticas de análisis linguística a partir de una fábula titulada “Los buitres y sinsontes”, de Rubem Alves, perteneciente a la secuencia textual narrativa (ADAM, 2011), siendo esta una secuencia predominante en el ámbito escolar. Tuvimos como público participante tres profesores, formados en períodos distintos, pero, todos se graduaron después de la elaboración/divulgación de los documentos oficiales que proponen un trabajo que se vuelta a la perspectiva de la análisis linguística en el trabajo con la lengua portuguesa. Y, con base en las respuestas ofrecidas por los profesores, percibimos la fuerte presencia del texto como objeto de enseñanza, pero, el mismo se convierte en pretexto para la enseñanza metalinguística. Las clases gramaticales se convierten en contenido de las clases de lengua portuguesa, dejando, de esta manera, de se realizar el trabajo voltado a la análisis linguística.
Palavras-chave: Línguística textual
Ensino e aprendizagem
Didática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4526
Data do documento: 31-Jul-2017
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAMPERT.pdf585,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.