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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee1Cristofoli, Maria Silva-
dc.contributor.referee2Valmorbida, Viviane Molossi-
dc.creatorChiaparini, Cândida-
dc.date2015-12-16-
dc.date.accessioned2017-06-22T14:50:53Z-
dc.date.available2016-02-04-
dc.date.available2017-06-22T14:50:53Z-
dc.date.issued2017-06-22-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/456-
dc.description.resumoOs conflitos interpessoais estão cada vez mais presentes no cotidiano da Educação Infantil. Por essa razão, o presente trabalho procurou analisar tais conflitos, buscando, além de identificá-los, verificar como são compreendidos e abordados pelos professores em formação ou recém-formados. Para isso, foram analisados os dossiês e/ou relatórios do Estágio em Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim, de duas turmas, dos anos de 2013 e 2014, como também foram aplicados questionários às estagiárias que fizeram menção a conflitos nesses documentos. Através da pesquisa, foi possível verificar que poucas demonstraram convicção nos conflitos interpessoais como fatores positivos, sendo que, ao se depararem com eles durante o Estágio em Educação Infantil, não se sentiram totalmente preparadas para agir diante das circunstâncias, evidenciando, assim, uma lacuna em sua formação profissional. Em vista disso, é possível considerar que a formação dos docentes assume uma função muito importante na mudança da escola e, em consequência, nas situações conflituosas que ela sedia. É preciso pensar uma formação que aproxime os professores de suas realidades e que os auxilie na educação de valores de forma que se mantenham comprometidos com respeito às particularidades da infância. É o necessário para que os conflitos, tão comuns a nossa realidade, possam ocupar seu espaço na construção positiva do desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-22T14:46:47Z No. of bitstreams: 1 CHIAPARINE.PDF: 378978 bytes, checksum: f3d28ddf6525df32431f3eb572605a12 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T14:50:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CHIAPARINE.PDF: 378978 bytes, checksum: f3d28ddf6525df32431f3eb572605a12 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T14:50:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHIAPARINE.PDF: 378978 bytes, checksum: f3d28ddf6525df32431f3eb572605a12 (MD5) Previous issue date: 2017-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConflitos interpessoaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleConflitos interpessoais na educação infantil : concepções e atuações de professores em formação ou recém formadospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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