Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ivone Maria Mendes | - |
dc.contributor.referee1 | Cristofoli, Maria Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Valmorbida, Viviane Molossi | - |
dc.creator | Chiaparini, Cândida | - |
dc.date | 2015-12-16 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-22T14:50:53Z | - |
dc.date.available | 2016-02-04 | - |
dc.date.available | 2017-06-22T14:50:53Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-22 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/456 | - |
dc.description.resumo | Os conflitos interpessoais estão cada vez mais presentes no cotidiano da Educação Infantil. Por essa razão, o presente trabalho procurou analisar tais conflitos, buscando, além de identificá-los, verificar como são compreendidos e abordados pelos professores em formação ou recém-formados. Para isso, foram analisados os dossiês e/ou relatórios do Estágio em Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim, de duas turmas, dos anos de 2013 e 2014, como também foram aplicados questionários às estagiárias que fizeram menção a conflitos nesses documentos. Através da pesquisa, foi possível verificar que poucas demonstraram convicção nos conflitos interpessoais como fatores positivos, sendo que, ao se depararem com eles durante o Estágio em Educação Infantil, não se sentiram totalmente preparadas para agir diante das circunstâncias, evidenciando, assim, uma lacuna em sua formação profissional. Em vista disso, é possível considerar que a formação dos docentes assume uma função muito importante na mudança da escola e, em consequência, nas situações conflituosas que ela sedia. É preciso pensar uma formação que aproxime os professores de suas realidades e que os auxilie na educação de valores de forma que se mantenham comprometidos com respeito às particularidades da infância. É o necessário para que os conflitos, tão comuns a nossa realidade, possam ocupar seu espaço na construção positiva do desenvolvimento infantil. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-22T14:46:47Z No. of bitstreams: 1 CHIAPARINE.PDF: 378978 bytes, checksum: f3d28ddf6525df32431f3eb572605a12 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T14:50:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CHIAPARINE.PDF: 378978 bytes, checksum: f3d28ddf6525df32431f3eb572605a12 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-22T14:50:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHIAPARINE.PDF: 378978 bytes, checksum: f3d28ddf6525df32431f3eb572605a12 (MD5) Previous issue date: 2017-06-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conflitos interpessoais | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Conflitos interpessoais na educação infantil : concepções e atuações de professores em formação ou recém formados | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CHIAPARINE.PDF | 370,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.