Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/456| Type: | Monografia |
| Título : | Conflitos interpessoais na educação infantil : concepções e atuações de professores em formação ou recém formados |
| Author: | Chiaparini, Cândida |
| First advisor: | Silva, Ivone Maria Mendes |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Cristofoli, Maria Silva |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Valmorbida, Viviane Molossi |
| Resume: | Os conflitos interpessoais estão cada vez mais presentes no cotidiano da Educação Infantil. Por essa razão, o presente trabalho procurou analisar tais conflitos, buscando, além de identificá-los, verificar como são compreendidos e abordados pelos professores em formação ou recém-formados. Para isso, foram analisados os dossiês e/ou relatórios do Estágio em Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim, de duas turmas, dos anos de 2013 e 2014, como também foram aplicados questionários às estagiárias que fizeram menção a conflitos nesses documentos. Através da pesquisa, foi possível verificar que poucas demonstraram convicção nos conflitos interpessoais como fatores positivos, sendo que, ao se depararem com eles durante o Estágio em Educação Infantil, não se sentiram totalmente preparadas para agir diante das circunstâncias, evidenciando, assim, uma lacuna em sua formação profissional. Em vista disso, é possível considerar que a formação dos docentes assume uma função muito importante na mudança da escola e, em consequência, nas situações conflituosas que ela sedia. É preciso pensar uma formação que aproxime os professores de suas realidades e que os auxilie na educação de valores de forma que se mantenham comprometidos com respeito às particularidades da infância. É o necessário para que os conflitos, tão comuns a nossa realidade, possam ocupar seu espaço na construção positiva do desenvolvimento infantil. |
| Palabras clave : | Conflitos interpessoais Educação infantil Formação de professores |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/456 |
| Fecha de publicación : | 22-jun-2017 |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CHIAPARINE.PDF | 370.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.