Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/456
Type: Monografia
Título : Conflitos interpessoais na educação infantil : concepções e atuações de professores em formação ou recém formados
Author: Chiaparini, Cândida
First advisor: Silva, Ivone Maria Mendes
metadata.dc.contributor.referee1: Cristofoli, Maria Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Valmorbida, Viviane Molossi
Resume: Os conflitos interpessoais estão cada vez mais presentes no cotidiano da Educação Infantil. Por essa razão, o presente trabalho procurou analisar tais conflitos, buscando, além de identificá-los, verificar como são compreendidos e abordados pelos professores em formação ou recém-formados. Para isso, foram analisados os dossiês e/ou relatórios do Estágio em Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim, de duas turmas, dos anos de 2013 e 2014, como também foram aplicados questionários às estagiárias que fizeram menção a conflitos nesses documentos. Através da pesquisa, foi possível verificar que poucas demonstraram convicção nos conflitos interpessoais como fatores positivos, sendo que, ao se depararem com eles durante o Estágio em Educação Infantil, não se sentiram totalmente preparadas para agir diante das circunstâncias, evidenciando, assim, uma lacuna em sua formação profissional. Em vista disso, é possível considerar que a formação dos docentes assume uma função muito importante na mudança da escola e, em consequência, nas situações conflituosas que ela sedia. É preciso pensar uma formação que aproxime os professores de suas realidades e que os auxilie na educação de valores de forma que se mantenham comprometidos com respeito às particularidades da infância. É o necessário para que os conflitos, tão comuns a nossa realidade, possam ocupar seu espaço na construção positiva do desenvolvimento infantil.
Palabras clave : Conflitos interpessoais
Educação infantil
Formação de professores
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/456
Fecha de publicación : 22-jun-2017
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CHIAPARINE.PDF370,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.