Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/456
Tipo: | Monografia |
Título: | Conflitos interpessoais na educação infantil : concepções e atuações de professores em formação ou recém formados |
Autor(es): | Chiaparini, Cândida |
Primeiro Orientador: | Silva, Ivone Maria Mendes |
Primeiro membro da banca: | Cristofoli, Maria Silva |
Segundo membro da banca: | Valmorbida, Viviane Molossi |
Resumo: | Os conflitos interpessoais estão cada vez mais presentes no cotidiano da Educação Infantil. Por essa razão, o presente trabalho procurou analisar tais conflitos, buscando, além de identificá-los, verificar como são compreendidos e abordados pelos professores em formação ou recém-formados. Para isso, foram analisados os dossiês e/ou relatórios do Estágio em Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim, de duas turmas, dos anos de 2013 e 2014, como também foram aplicados questionários às estagiárias que fizeram menção a conflitos nesses documentos. Através da pesquisa, foi possível verificar que poucas demonstraram convicção nos conflitos interpessoais como fatores positivos, sendo que, ao se depararem com eles durante o Estágio em Educação Infantil, não se sentiram totalmente preparadas para agir diante das circunstâncias, evidenciando, assim, uma lacuna em sua formação profissional. Em vista disso, é possível considerar que a formação dos docentes assume uma função muito importante na mudança da escola e, em consequência, nas situações conflituosas que ela sedia. É preciso pensar uma formação que aproxime os professores de suas realidades e que os auxilie na educação de valores de forma que se mantenham comprometidos com respeito às particularidades da infância. É o necessário para que os conflitos, tão comuns a nossa realidade, possam ocupar seu espaço na construção positiva do desenvolvimento infantil. |
Palavras-chave: | Conflitos interpessoais Educação infantil Formação de professores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/456 |
Data do documento: | 22-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CHIAPARINE.PDF | 370,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.