Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/462
Tipo: Monografia
Título: O debate contemporâneo sobre a diversidade cultural na formação de professores : uma análise de publicações em periódicos
Autor(es): Menegaz, Marina
Primeiro Orientador: Silva, Rodrigo Manoel Dias da
Primeiro membro da banca: Coan, Cherlei Márcia
Segundo membro da banca: Lorenzon, Fernando Arnold
Resumo: Atualmente, o número de estudos sobre diversidade cultural desenvolvidos no contexto educacional vem se ampliando, constatada a sua relevância tanto para os avanços sonhados na educação, quanto para o desenvolvimento de educadores conscientes de seu papel social. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar a produção científica sobre diversidade cultural na formação de professores dos últimos cinco anos (2009-2013), por meio da análise de publicações periódicas. Após consulta a três periódicos, a saber: Revista Brasileira de Educação, Revista Educação & Sociedade, e Revista Educação & Realidade, nove trabalhos foram analisados em relação ao tema em destaque. Os resultados mostraram, de maneira geral, um número significativo de publicações sobre os temas, formação de professores e diversidade cultural, de maneira isolada. A maior parte dos trabalhos vem sendo desenvolvidos, com relação à diversidade, sob as perspectivas multiculturais e interculturais, as quais visam o reconhecimento e valorização das diferenças culturais, e com relação a formação de professores, sob a perspectiva de formação continuada e dos desafios enfrentados pelos professores em sua prática diária. A análise demonstrou que, embora se possa notar uma produção constante e significativa de trabalhos sobre os temas formação de professores e diversidade cultural, de maneira isolada, ainda existem lacunas e poucos trabalhos sobre o tema formação de professores para a diversidade cultural, mas os analisados demonstram uma preocupação com uma formação que dê suporte aos educadores para poderem atuar frente à diversidade cultural presente nas salas de aula de modo a acolher a todos, contribuindo assim para o sucesso escolar de seus educandos.
Palavras-chave: Diversidade cultural
Produção científica
Formação de professores
Prática pedagógica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/462
Data do documento: 21-Jun-2017
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENEGAZ.PDF507,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.