Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/462
Type: Monografia
Title: O debate contemporâneo sobre a diversidade cultural na formação de professores : uma análise de publicações em periódicos
Author: Menegaz, Marina
First advisor: Silva, Rodrigo Manoel Dias da
metadata.dc.contributor.referee1: Coan, Cherlei Márcia
metadata.dc.contributor.referee2: Lorenzon, Fernando Arnold
Resume: Atualmente, o número de estudos sobre diversidade cultural desenvolvidos no contexto educacional vem se ampliando, constatada a sua relevância tanto para os avanços sonhados na educação, quanto para o desenvolvimento de educadores conscientes de seu papel social. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar a produção científica sobre diversidade cultural na formação de professores dos últimos cinco anos (2009-2013), por meio da análise de publicações periódicas. Após consulta a três periódicos, a saber: Revista Brasileira de Educação, Revista Educação & Sociedade, e Revista Educação & Realidade, nove trabalhos foram analisados em relação ao tema em destaque. Os resultados mostraram, de maneira geral, um número significativo de publicações sobre os temas, formação de professores e diversidade cultural, de maneira isolada. A maior parte dos trabalhos vem sendo desenvolvidos, com relação à diversidade, sob as perspectivas multiculturais e interculturais, as quais visam o reconhecimento e valorização das diferenças culturais, e com relação a formação de professores, sob a perspectiva de formação continuada e dos desafios enfrentados pelos professores em sua prática diária. A análise demonstrou que, embora se possa notar uma produção constante e significativa de trabalhos sobre os temas formação de professores e diversidade cultural, de maneira isolada, ainda existem lacunas e poucos trabalhos sobre o tema formação de professores para a diversidade cultural, mas os analisados demonstram uma preocupação com uma formação que dê suporte aos educadores para poderem atuar frente à diversidade cultural presente nas salas de aula de modo a acolher a todos, contribuindo assim para o sucesso escolar de seus educandos.
Keywords: Diversidade cultural
Produção científica
Formação de professores
Prática pedagógica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/462
Issue Date: 21-Jun-2017
Appears in Collections:TCC Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MENEGAZ.PDF507,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.