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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/463
Tipo: | Monografia |
Título: | Avaliação na educação infantil : a invenção da criança escolar nos pareceres da educação infantil |
Autor(es): | Dal Bosco, Vânia Oliveira |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Rodrigo Saballa de |
Primeiro membro da banca: | Paim, Marilane Maria Wolff |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta a relevância do trabalho com a Avaliação na Educação Infantil, tendo em vista a invenção da criança escolar nos pareceres descritivos. Desse modo, volta-se para a crítica e reflexão sobre o trabalho pedagógico, problematizando as narrativas que são produzidas pelos docentes em relação à criança onde se descreve a sequência de atividades que devem cumprir ao entrar na escola, transformando-a num ser escolarizado, condicionado a atender normas da instituição de ensino e sobre tal figura traça-se inúmeras apreciações que tomam forma na escrita desses pareceres. Para tanto, defini como importantes os seguintes objetivos: identificar, nos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil e Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, as orientações para as práticas avaliativas nas escolas; analisar como os pareceres descritivos descrevem as crianças a partir de um modelo escolar que encontra sintonia com as avaliações classificatórias realizadas no ensino fundamental e evidenciar a documentação pedagógica como uma alternativa viável de realizar uma avaliação que torne visível a aprendizagem das crianças, em contraposição a utilização exclusiva de pareceres descritivos como estratégia de avaliação das crianças. Para concluir, apresento algumas proposições como a prática de relatórios de avaliação e a produção de portfólios que já são usadas em algumas escolas brasileiras, mas com outras finalidades. Os resultados possibilitaram a percepção em relação às diferentes maneiras de avaliar a aprendizagem das crianças, trazendo exemplos de uma avaliação formativa que se desenvolve durante o processo de ensino-aprendizagem em oposição aos modelos tradicionais que classificam as crianças sobre resultados programados apenas ao final do trimestre. A documentação pedagógica foi demonstrada como uma possibilidade de avaliação e que pode ser realizada através dos portfólios, permitindo que o professor reflita sobre a adequabilidade de suas propostas e valorizando a participação da criança, além de dar visibilidade as práticas pedagógicas e as interações das crianças realizadas no contexto escolar. |
Palavras-chave: | Avaliação escolar Parecer descritivo Educação infantil Avaliação da aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/463 |
Data do documento: | 21-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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