Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4655
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A presença do passado e da deslocação em A viagem do elefante
Autor(es): Cogo, Claudia Luana
Primeiro Orientador: Thimóteo, Saulo Gomes
Resumo: José Saramago traz em boa parte de suas obras uma concepção de história em que há espaço para as pessoas comuns, onde as pessoas das classes dominantes (a nobreza, o clero, o governo) são continuamente ironizadas e há uma busca em retratar as “vidas desperdiçadas”. Com seu estilo de escrita único, em que a linguagem se acerca da oralidade e a ironia é o motor do humor, no conto A viagem do elefante, Saramago narra a viagem de um elefante indiano, Salomão, e seu cornaca Subhro, de Lisboa a Viena no ano de 1551. Ademais, o personagem do cornaca abre espaço para um estudo de deslocamentos: de discursos, espacial, temporal, hierárquico e de identidades. Essa narrativa possui características relacionadas ao conceito de metaficção historiográfica, que é a base da análise literária proposta nesse estudo. Além do conceito de metaficção historiográfica, cunhado por Linda Hutcheon, fundamentam a pesquisa as teses Sobre o conceito de história de Walter Benjamin, textos de José Saramago, e Roland Barthes, Victor Chklovski, além da Arte poética de Aristóteles para tratar das relações entre a História e a Literatura.
Abstract/Resumen: José Saramago trae en buena parte de sus obras una concepción de historia en que hay espacio para la personas comunes, donde las personas de las clases dominantes (la nobleza, el clero, el gobierno) son continuamente ironizadas, y hay una búsqueda en retratar las “vidas desperdiciadas”. Con su estilo de escrita único, en que el lenguaje se acerca de la oralidad y la ironía es el motor del humor, en el cuento El viaje del elefante, Saramago narra el viaje de un elefante indiano, Salomão, y su cornaca Subhro, de Lisboa hasta Viena en el año de 1551. El personaje del cornaca abre espacio para un estudio de desplazamientos: de discursos, espacial, temporal, jerárquico y de identidades. Esa narrativa poseé características relacionadas al concepto de metaficción historiografica, que es la base de la análisis literaria propuesta en ese estudio. Además del concepto de metaficción historiografica, elaborado por Linda Hutcheon, tenemos fundamentando la pesquisa las teses Sobre el concepto de historia de Walter Benjamin, textos de José Saramago, y Roland Barthes, Victor Chklovski, además de la Arte Poética de Aristóteles para tratar de las relaciones entre la História y la Literatura.
Palavras-chave: Literatura portuguesa
Crítica literária
Historiografia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4655
Data do documento: 31-Jul-2017
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COGO.pdf228,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.