Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4658
Tipo: Dissertação
Título: Jogos teatrais spolinianos na formação docente: recursos para enfrentamento de situações de alta temperatura emocional
Autor(es): Casanova, Estevan Graboski
Primeiro Orientador: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
Primeiro membro da banca: Concilio, Vicente
Segundo membro da banca: Prandini, Regina Célia Almeida Rego
Terceiro membro da banca: Richit, Adriana
Resumo: A prática docente é uma atividade que causa diversos impactos na saúde física e, sobretudo, emocional dos professores, levando ao comprometimento de seu desempenho profissional e ao seu adoecimento. Este estudo propõe discutir a pertinência, ou não, de utilizar os jogos teatrais spolinianos como um recurso na formação de professores, para auxiliá-los a lidarem com as situações de alta temperatura emocional, em seu ofício. O enquadramento teórico foi construído tendo por base o conceito de integração funcional descrito por Wallon, o qual permite compreender que as emoções estão sob domínio da dimensão afetiva, que, numa relação dialética com o domínio do ato motor e da cognição, formam o quarto domínio: o da pessoa completa. Tecemos esta dissertação por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico, investigando como os jogos teatrais, uma vivência essencialmente artística, podem favorecer o momento da catarse, quando as emoções desagradáveis, que surgem no momento de resolver o problema de atuação proposto, são descarregadas e até mesmo reconhecidas a partir da realidade cênica. Ao fisicalizar as emoções tornando-as concretas (domínio do ato motor), os participantes dos Jogos Teatrais Spolinianos se apropriam de um repertório de estratégias para reconhecimento e controle dessas emoções. Assim, em momentos de alta temperatura emocional, em que ocorre uma preponderância do domínio afetivo, o uso dessas estratégias pode contribuir para que o equ ilíbrio dos três domínios seja restabelecido. As reflexões desenvolvidas neste trabalho a partir da teoria de Wallon sugerem que a utilização dos jogos teatrais na formação docente, com o objetivo de promover o desenvolvimento da pessoa dos professores, preparando-os para lidarem com situações de alta temperatura emocional, pode ser sustentada em dois pilares: o da fisicalização e o da avaliação
Abstract/Resumen: Teaching practice is an activity that causes several impacts on the physical and, above all, emotional health of teachers, leading to the compromise of their professional performance and their illness. This study aims to discuss the permanence, or not, of using the Spolin Games as a resource in education of teacher, to help them to deal with the predominantly emotional manifestations in their craft. The theoretical framework was built from the concept of functional integration described by Wallon, what allows to understand that emotions are under the domain of the affective dimension, which, in a dialectical relationship with the domain of the motor act and cognition, they form the fourth domain: the complete person. We write this dissertation through a bibliographical research, investigating how theatrical games, an essentially artistic experience, can favor the moment of catharsis, when the unpleasant emotions, which arise at the time of solving the proposed acting problem, are unloaded and even recognized from the scenic reality. By physicalizing emotions, making them concrete (domain of the motor act), the participants of the Spolin Games appropriate a repertoire of strategies to recognizing and controlling these emotions.Thus, in moments of predominantly emotional situations, when there is a preponderance of the affective domain, the use of these strategies can contribute to reestablish the balance of the three domains. The reflections developed in this work, built from the Wallon's theory, suggest that the use of theatrical games in teacher education, with the aim of promoting the teacher’s affectivity development, preparing them to deal with emotional preponderance situations, can be supported by two pillars: physicalization and evaluation
Palavras-chave: Jogos teatrias
Saúde
Teatro e educação
Terapia
Emoções
Estados emocionais
Formação continuada do professor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4658
Data do documento: 10-Out-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CASANOVA.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.