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Tipo: Dissertação
Título: Gestão escolar: olhares e dizeres sobre os planos de gestão em Santa Catarina
Autor(es): Pelegrini, Camila
Primeiro Orientador: Neitzel, Odair
Primeiro membro da banca: Gräff, Patrícia
Segundo membro da banca: Klaus, Viviane
Resumo: A escola é uma referência na vida dos sujeitos. Ter voz, ter vez, ter espaço e construir conhecimento necessita de possibilidades democráticas. A gestão escolar pertence às políticas educacionais, a fim de oportunizar aos sujeitos, espaços de socialização, conhecimento e autonomia. O trabalho nominado gestão escolar: olhares e dizeres sobre os planos de gestão escolar em Santa Catarina analisa o processo de constituição da gestão escolar em Santa Catarina através dos planos de gestão escolar, nas escolas estaduais, nos últimos dez anos. O objetivo geral da pesquisa é compreender os modos como os princípios democráticos são expressos nas políticas educacionais catarinenses voltadas para a gestão escolar e nos planos de planos de gestão. Assim, reverberam nessa pesquisa os questionamentos sobre a participação, o envolvimento, os modos de agir e orientar as tomadas de decisões entre os segmentos e órgãos colegiados que orientam a escola e a gestão escolar.Tem como referência o conceito governamentalidade, de Michel Foucault, e a noção de democracia, de Gert Biesta. O caminho metodológico é definido pela análise bibliográfica e documental, de cunho hermenêuticoanalítico, como forma de investigação, observação, análise e percepções do objeto do estudo. Problematiza as narrativas e as condutas da gestão escolar na identificação do princípio democrático, a partir da legislação, documentos e orientações nacionais e estaduais. O estudo dos autores fundamenta a problematização da gestão escolar, as práticas governamentais, as relações entre os governantes e os governados, bem como, a constituição da organização e a estrutura escolar que envolve os sujeitos, os segmentos e os órgãos deliberativos. Os Planos de Gestão Escolar são instrumentos que orientam as condutas, elegendo o diretor escolar. Na tentativa de efetivar a gestão escolar democrática há um deslocamento entre as narrativas e as práticas. A partir dos documentos emergem as ações orientadas, decididas e conduzidas pelo poder governamental. Como resultado, a gestão escolar caminha para um processo democrático. Os documentos e a legislação enfatizam as ações democráticas, mas no percurso, as práticas democráticas são frágeis. A gestão escolar democrática ainda é o modelo mais indicado para o funcionamento da escola, pois possibilita a participação e a construção de coletivos nas tomadas de decisões mesmo que necessitem abdicar de liberdades e resistências.
Abstract/Resumen: The school is a reference to the individuals’ lives. Having voice, having turn, having space and building knowledge need democratic possibilities. School management belongs to educational policies, with the aim of providing opportunities, spaces for socialization, knowledge and autonomy for individuals. The work named “school management: views and sayings about school management plans in Santa Catarina” analyzes the constitution process of school management in Santa Catarina through school management plans, in state schools, in the last ten years. The general objective of the research is to understand the ways in which democratic principles are expressed in Santa Catarina educational policies aimed at school management. Thus, questions about participation, involvement, ways of acting and of guiding decision-making among the segments and collegiate bodies that guide the school and the school management reverberate in this research. Its references are the governmentality, by Michel Foucault, and the notion of democracy, by Gert Biesta. The methodological path is defined by bibliographical and documental analysis, of hermeneutic-analytical nature, as a way of investigation, observation, analysis and perceptions of the object of study. It discusses the narratives and behaviors of school management when it comes to identifying the democratic principle, based on national and state legislation, documents and guidelines. The authors' study supports the problematization of school management, government practices, relations between government and those governed, as well as the constitution of the organization and the school structure that involves individuals, segments and deliberative bodies. School Management Plans are instruments that guide conducts, electing the school principal. In an attempt to implement democratic school management, there is a shift between narratives and practices. From the documents, the oriented actions emerge, decided and conducted by the governmental power. As a result, school management is moving towards a democratic process. Documents and legislation emphasize democratic actions; however, along the way, democratic practices are fragile. Democratic school management is still the most suitable model for the functioning of the school, as it enables the participation and construction of collectives in decision-making, even if they need to abdicate freedom and resistance.
Palavras-chave: Administração da educação
Planejamento educacional
Legislação escolar
Escola
Democratização do ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4688
Data do documento: 29-Out-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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