Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4751
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Metodologias de ensino na educação química: aprendizagens a partir da experiência de aula mediada e da teoria da modificabilidade cognitiva estrutural
Autor(es): Baptaglin, Jéssica Scherer
Primeiro Orientador: Peres, Gisele Louro
Primeiro coorientador: Machado Junior, Martinho
Resumo: As metodologias de ensino são indispensáveis para o processo de ensino e de aprendizagem na Educação Química para promover a formação de um cidadão autônomo, crítico e reflexivo na sociedade. O desenvolvimento desta pesquisa teve por objetivo analisar a potencialidade de uma intervenção didático-pedagógica, a partir da Experiência de Aula Mediada (EAM) na Educação Superior, na perspectiva de desenvolver a aprendizagem significativa dos acadêmicos sobre os conceitos pertinentes à Eletroquímica. A abordagem metodológica da pesquisa apresenta um caráter qualitativo, e baseou-se na análise exploratória. A pesquisa desenvolveu-se em cinco encontros, e fundamentou-se nas etapas pertinentes da experiência de aula mediada: discussão introdutória, trabalho independente dos grupos, discussão e desenvolvimento do insight e conclusão da aula. Esta metodologia de ensino baseia-se na mediação, em que o professor atua intencionalmente entre o conhecimento e o estudante. Denotou-se que a partir do conhecimento prévio dos estudantes, que desenvolveram a reflexão e o posicionamento crítico durante a realização das atividades. Na construção e desenvolvimento das histórias em quadrinhos, os grupos utilizaram diferentes métodos de solução do cálculo do potencial das pilhas comerciais, demonstrando a potencialidade das metodologias de ensino no desenvolvimento da aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Ensino superior
Eletroquímica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4751
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAPTAGLIN.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.