Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4752
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Peres, Gisele Louro-
dc.creatorMorschheiser, Luana Marciele-
dc.date2019-12-13-
dc.date.accessioned2021-12-09T19:14:49Z-
dc.date.available2021-12-09T19:14:49Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4752-
dc.description.resumoO desenvolvimento da Educação Química ainda encontra-se fundamentado na transmissão dos conhecimentos por meio de aulas expositivas. Desta forma alguns professores utilizam o mesmo instrumento didático de maneira contínua, ignorando possibilidades metodológicas para a sala de aula. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo, avaliar a percepção de um grupo de licenciandos do curso de Química-Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS campus Realeza/PR, acerca da utilização da abordagem Temática Freiriana ancorada na proposta epistemológica do Educar pela Pesquisa, a partir do tema Solo no estudo de Equilíbrio Químico, no componente curricular de Química Geral II. A pesquisa foi fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, sustentada nos Três Momentos Pedagógicos, com enfoque sobre o ensino e a aprendizagem a partir da prática docente dos professores pesquisadores no espaço-tempo da sala de aula de Química. Considerando os caminhos metodológicos percorridos durante a pesquisa, grande parte dos licenciandos consideraram relevante a abordagem temática para os processos de ensinar e aprender os conceitos abordados no assunto Equilíbrio Químico. Pode-se perceber também o engajamento e o interesse dos envolvidos durante a realização das atividades, nas quais buscou-se a construção dos conhecimentos por meio da contextualização da temática a partir de observações, diálogos, pesquisas, experimentos, entre tantos outros fatos evidenciados ao longo da sequência didática, sendo perceptível a evolução do aprendizado a cada etapa do processo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-28T17:36:42Z No. of bitstreams: 1 MORSCHHEISER.pdf: 11671098 bytes, checksum: d08e12c9e382e76a25150843a5c63793 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-09T19:14:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MORSCHHEISER.pdf: 11671098 bytes, checksum: d08e12c9e382e76a25150843a5c63793 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-09T19:14:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MORSCHHEISER.pdf: 11671098 bytes, checksum: d08e12c9e382e76a25150843a5c63793 (MD5) Previous issue date: 2019-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSolospt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleAbordagem temática no ensino superior: ensino e aprendizagem do conteúdo de equilíbrio químico a partir do tema solopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MORSCHHEISER.pdf11.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.