Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4752
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Peres, Gisele Louro | - |
dc.creator | Morschheiser, Luana Marciele | - |
dc.date | 2019-12-13 | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T19:14:49Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T19:14:49Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4752 | - |
dc.description.resumo | O desenvolvimento da Educação Química ainda encontra-se fundamentado na transmissão dos conhecimentos por meio de aulas expositivas. Desta forma alguns professores utilizam o mesmo instrumento didático de maneira contínua, ignorando possibilidades metodológicas para a sala de aula. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo, avaliar a percepção de um grupo de licenciandos do curso de Química-Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS campus Realeza/PR, acerca da utilização da abordagem Temática Freiriana ancorada na proposta epistemológica do Educar pela Pesquisa, a partir do tema Solo no estudo de Equilíbrio Químico, no componente curricular de Química Geral II. A pesquisa foi fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, sustentada nos Três Momentos Pedagógicos, com enfoque sobre o ensino e a aprendizagem a partir da prática docente dos professores pesquisadores no espaço-tempo da sala de aula de Química. Considerando os caminhos metodológicos percorridos durante a pesquisa, grande parte dos licenciandos consideraram relevante a abordagem temática para os processos de ensinar e aprender os conceitos abordados no assunto Equilíbrio Químico. Pode-se perceber também o engajamento e o interesse dos envolvidos durante a realização das atividades, nas quais buscou-se a construção dos conhecimentos por meio da contextualização da temática a partir de observações, diálogos, pesquisas, experimentos, entre tantos outros fatos evidenciados ao longo da sequência didática, sendo perceptível a evolução do aprendizado a cada etapa do processo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-28T17:36:42Z No. of bitstreams: 1 MORSCHHEISER.pdf: 11671098 bytes, checksum: d08e12c9e382e76a25150843a5c63793 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-09T19:14:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MORSCHHEISER.pdf: 11671098 bytes, checksum: d08e12c9e382e76a25150843a5c63793 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-09T19:14:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MORSCHHEISER.pdf: 11671098 bytes, checksum: d08e12c9e382e76a25150843a5c63793 (MD5) Previous issue date: 2019-12-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Solos | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.title | Abordagem temática no ensino superior: ensino e aprendizagem do conteúdo de equilíbrio químico a partir do tema solo | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MORSCHHEISER.pdf | 11,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.