Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4752
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | Abordagem temática no ensino superior: ensino e aprendizagem do conteúdo de equilíbrio químico a partir do tema solo |
Author: | Morschheiser, Luana Marciele |
First advisor: | Peres, Gisele Louro |
Resume: | O desenvolvimento da Educação Química ainda encontra-se fundamentado na transmissão dos conhecimentos por meio de aulas expositivas. Desta forma alguns professores utilizam o mesmo instrumento didático de maneira contínua, ignorando possibilidades metodológicas para a sala de aula. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo, avaliar a percepção de um grupo de licenciandos do curso de Química-Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS campus Realeza/PR, acerca da utilização da abordagem Temática Freiriana ancorada na proposta epistemológica do Educar pela Pesquisa, a partir do tema Solo no estudo de Equilíbrio Químico, no componente curricular de Química Geral II. A pesquisa foi fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, sustentada nos Três Momentos Pedagógicos, com enfoque sobre o ensino e a aprendizagem a partir da prática docente dos professores pesquisadores no espaço-tempo da sala de aula de Química. Considerando os caminhos metodológicos percorridos durante a pesquisa, grande parte dos licenciandos consideraram relevante a abordagem temática para os processos de ensinar e aprender os conceitos abordados no assunto Equilíbrio Químico. Pode-se perceber também o engajamento e o interesse dos envolvidos durante a realização das atividades, nas quais buscou-se a construção dos conhecimentos por meio da contextualização da temática a partir de observações, diálogos, pesquisas, experimentos, entre tantos outros fatos evidenciados ao longo da sequência didática, sendo perceptível a evolução do aprendizado a cada etapa do processo. |
Palabras clave : | Ensino e aprendizagem Solos Química |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Realeza |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4752 |
Fecha de publicación : | 13-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MORSCHHEISER.pdf | 11.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.