Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4752
Type: Artigo Cientifico
Title: Abordagem temática no ensino superior: ensino e aprendizagem do conteúdo de equilíbrio químico a partir do tema solo
Author: Morschheiser, Luana Marciele
First advisor: Peres, Gisele Louro
Resume: O desenvolvimento da Educação Química ainda encontra-se fundamentado na transmissão dos conhecimentos por meio de aulas expositivas. Desta forma alguns professores utilizam o mesmo instrumento didático de maneira contínua, ignorando possibilidades metodológicas para a sala de aula. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo, avaliar a percepção de um grupo de licenciandos do curso de Química-Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS campus Realeza/PR, acerca da utilização da abordagem Temática Freiriana ancorada na proposta epistemológica do Educar pela Pesquisa, a partir do tema Solo no estudo de Equilíbrio Químico, no componente curricular de Química Geral II. A pesquisa foi fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, sustentada nos Três Momentos Pedagógicos, com enfoque sobre o ensino e a aprendizagem a partir da prática docente dos professores pesquisadores no espaço-tempo da sala de aula de Química. Considerando os caminhos metodológicos percorridos durante a pesquisa, grande parte dos licenciandos consideraram relevante a abordagem temática para os processos de ensinar e aprender os conceitos abordados no assunto Equilíbrio Químico. Pode-se perceber também o engajamento e o interesse dos envolvidos durante a realização das atividades, nas quais buscou-se a construção dos conhecimentos por meio da contextualização da temática a partir de observações, diálogos, pesquisas, experimentos, entre tantos outros fatos evidenciados ao longo da sequência didática, sendo perceptível a evolução do aprendizado a cada etapa do processo.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Solos
Química
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4752
Issue Date: 13-Dec-2019
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MORSCHHEISER.pdf11.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.