Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4786
Tipo: Monografia
Título: Equilíbrio químico: a experimentação na educação química
Autor(es): Machado, Cláudia da Motta
Primeiro Orientador: Lima, Fernanda Oliveira
Resumo: O presente trabalho de pesquisa procura compreender as atividades experimentais e sua inserção na Educação Química no Ensino Médio. As atividades experimentais têm sido bastante discutidas entre os pesquisadores da área de educação, analisando as finalidades e como esta proposta epistemológica e metodológica podem influenciar os alunos no aprendizado em sala de aula, tanto intelectual, quanto no sentido de aguçar a sua curiosidade para melhorar seu desempenho. Pensando nisso, buscamos desenvolver uma proposta experimental para, posteriormente, poder ser aplicado em sala de aula, com foco o estudo do equilíbrio químico, em que os fenômenos naturais e os processos tecnológicos são analisados sob a perspectiva das relações entre matéria e energia, nas competências específicas 1 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) especialmente no Ensino Médio. Além desses, conteúdos podem surgir outros no decorrer da atividade, sendo aproveitados para trabalhar de forma mais uniforme, e com isso visamos facilitar a compreensão e auxiliar no desenvolvimento, e a relação com o cotidiano dos alunos. Nesta experimentação conseguimos abordar o deslocamento de equilíbrio químico frente a diferentes adições de íon hidroxila e íon hidrônio em extrato de repolho roxo.
Palavras-chave: Ensino médio
Experimentos científicos
Equilíbrio químico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4786
Data do documento: 12-Dez-2018
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACHADO.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.