Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4786
Type: Monografia
Title: Equilíbrio químico: a experimentação na educação química
Author: Machado, Cláudia da Motta
First advisor: Lima, Fernanda Oliveira
Resume: O presente trabalho de pesquisa procura compreender as atividades experimentais e sua inserção na Educação Química no Ensino Médio. As atividades experimentais têm sido bastante discutidas entre os pesquisadores da área de educação, analisando as finalidades e como esta proposta epistemológica e metodológica podem influenciar os alunos no aprendizado em sala de aula, tanto intelectual, quanto no sentido de aguçar a sua curiosidade para melhorar seu desempenho. Pensando nisso, buscamos desenvolver uma proposta experimental para, posteriormente, poder ser aplicado em sala de aula, com foco o estudo do equilíbrio químico, em que os fenômenos naturais e os processos tecnológicos são analisados sob a perspectiva das relações entre matéria e energia, nas competências específicas 1 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) especialmente no Ensino Médio. Além desses, conteúdos podem surgir outros no decorrer da atividade, sendo aproveitados para trabalhar de forma mais uniforme, e com isso visamos facilitar a compreensão e auxiliar no desenvolvimento, e a relação com o cotidiano dos alunos. Nesta experimentação conseguimos abordar o deslocamento de equilíbrio químico frente a diferentes adições de íon hidroxila e íon hidrônio em extrato de repolho roxo.
Keywords: Ensino médio
Experimentos científicos
Equilíbrio químico
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4786
Issue Date: 12-Dec-2018
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MACHADO.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.