Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/482
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A noção de infância na Didática Magna de Comenius
Título(s) alternativo(s): The notion of childhood in Great Didactic of Comenius
Autor(es): Nicolay, Deniz Alcione
Resumo: Este artigo discute as implicações do conceito de infância contido na Didática de Comenius. Ele não partilha de uma perspectiva histórica, mas de uma inspiração genealógica fundamentada na filosofia de Friedrich Nietzsche. Dessa forma, acompanha os princípios didáticos do pastor Morávio, com o intuito de analisar o peso valorativo que tal proposta exerceu sobre os infantis. Verifica, assim, o caráter místico-teológico desse conceito, bem como sua universalização a partir da padronização dos métodos de ensino. Procura enfatizar, ainda, o uso de imagens no processo de interiorização de uma consciência eternamente dependente e inacabada, como a do sujeito na modernidade. Por fim, constitui-se em uma tentativa de desvelar o caráter simbólico dos princípios educativos de uma obra ímpar no cenário da História da Educação e, sobretudo, da infância.
Abstract: This article discusses the implications of the concept of childhood inside the Great Didactic. It doesn’t share an historical perspective, but a genealogic inspiration motivated in Friedrich Nietzsche’s philosophy. In this way, it accompanies the didactic principles of the Moravy clergyman with the intention of analyze the evaluative weight that such proposal exercised on the childish. It checks the mystical-theological character of that concept, as well as its worldwide through the standardization of the teaching methods. It also tries to emphasize the use of images in the internalization process of a conscience, eternal dependent and unfi nished, such as of the subject in modernity. Finally, it is constituted in the tentative of unveiling the symbolic character of the education principles of an odd work in the scenery of Education History and, above all, of the childhood.
Palavras-chave: Infância
Didática Magna
Comenius
Pedagogia
Filosofia da Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Sigla da Instituição: UNISINOS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/482
Data do documento: 2011
Título: Educação Unisinos
Nímero: 1
Volume do Periódico: 15
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NICOLAY.pdf463,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.