Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/483
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Infância, moral e ética em Erasmo e Comenius: uma leitura a partir da filosofia de Friedrich Nietzsche
Título(s) alternativo(s): Childhood, morals and ethics in Erasmus and Comenius: a reading from the philosophy of Friedrich Nietzsche
Autor(es): Nicolay, Deniz Alcione
Resumo: Este artigo trata da moral e da ética cristã na perspectiva da filosofia de Nietzsche (1844-1900). Nesse sentido, procura situar o ideal ascético no interior da Pedagogia Moderna. Reconhece, assim, a formação de tipologias históricas no processo de escolarização. Tais tipologias são agregadas à figura do infantil, sobretudo na obra pedagógica de Erasmo (1466-1536) e Comenius (1592-1670). Por isso, procura traçar paralelos entre as reformas religiosas do século XVI, as concepções de infância do período e entre as visões formativas desses dois pensadores. Opera, inclusive, com os conceitos de nobre e escravo (de Nietzsche) e os utiliza para interpretar o teor ético e moral dos postulados que se cristalizaram em torno do infantil. Ou seja, para além da rigorosidade historiográfica, esse artigo procura deflagrar uma espécie de leitura dramática de seus personagens
Abstract/Resumen: This article deals with the Christian moral and ethics from the perspective of the philosophy of Nietzsche (1844-1900). In this sense, it seeks to place the ascetic ideal within the Modern Pedagogy. Thus acknowledges the formation of historical typologies in the schooling process. Such types are aggregated to the figure of the infant, especially in the pedagogical work of Erasmus (1466-1536) and Comenius (1592-1670). So it tries to draw parallels between the religious reforms of the sixteenth century, conceptions of childhood from the period and between the formative views of these two thinkers. It also includes the concepts of noble and slave (Nietzsche) and uses them to interpret the ethical and moral content of the postulates that crystallized around the infant, i.e., beyond the historiographical rigor, this article seeks to spark a kind of dramatic reading of his characters.
Palavras-chave: Filosofia da educação
Ideal ascético
Nietzsche
Comenius
Erasmo
Cristianismo
Educação infantil
Humanismo
Ética
Pedagogia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Maringá
Sigla da Instituição: UEM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.22067
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/483
Data do documento: 2014
Título: Imagens da Educação
Nímero: 1
Volume do Periódico: 4
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NICOLAY.pdf278,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.