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Type: Monografia
Título : Satisfação no trabalho: as percepções dos trabalhadores no trabalho presencial e home office
Author: Pedrotti, Elimar
First advisor: Laimer, Viviane Rossato
metadata.dc.contributor.referee1: Barth, Enise
metadata.dc.contributor.referee2: Laimer, Claudionor Guedes
Resume: O presente estudo é centrado na temática da avaliação da satisfação no trabalho considerando o contexto de home office repentino. Com a nova situação mundial provocada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as empresas se deparam com a necessidade de alternativas para que seus processos pudessem ter continuidade. Para tanto a opção home office,surgiu como uma alternativa viável. Muitos trabalhadores do Brasil e em todo o mundo foram enviados para suas casas, para que continuassem a sua prestação de serviços ou seus processos produtivos. Diante disso este estudo se propõe avaliar o grau de satisfação dos trabalhadores, que mantiveram suas atividades no presencial e aqueles que realizaram suas atividades profissionais na modalidade home office, a fim de identificar os quesitos que lhes possibilitam satisfação e descontentamento em relação ao seu ambiente laboral. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa aplicada, de cunho quantitativa, além de ser descritiva e bibliográfica. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário, elaborado com questões a fim de coletar dados quantitativos para posterior análise, foram tabuladas 110 respostas, tais dados foram coletados através do Google forms. Adotou-se como referência para elaboração do instrumento questionário a Escala de Satisfação no Trabalho (EST), instrumento de mensuração proposto e validado por Siqueira (2008) que abrange cinco dimensões relacionadas à Satisfação no Trabalho, sendo elas: satisfação com os colegas, satisfação com o salário, satisfação com a chefia, satisfação com a natureza do trabalho e, por fim, satisfação com as promoções. Após análise dos dados coletados, os resultados demonstram um panorama geral de satisfação dos trabalhadores que exerceram suas atividades em condições de trabalho home office, por outro lado quanto aos trabalhadores que continuaram suas atividades em ambiente empresarial revelou percepções de insatisfação na maioria dos aspectos analisados. Constatou-se que apenas na dimensão satisfação com a realização do meu trabalho, a modalidade home office atingiu média 5,3, enquanto a condição de trabalho presencial em escala máxima de 7,0 alcançou média de 5,0, como se pode ver a percepção em ambas foi de satisfação.
Resumen : The present study is centered on the theme of job satisfaction assessment considering the sudden home office context. With the new global situation caused by the new Coronavirus pandemic (Covid-19), companies are faced with the need for alternatives so that their processes could be continued. Therefore, the home office option emerged as a viable alternative. Many workers from Brazil and around the world were sent to their homes, so that they could continue their services or their production processes. Therefore, this study aims to assess the degree of satisfaction of workers, who maintained their activities in person and those who performed their professional activities in the home office modality, in order to identify the items that allow them satisfaction and discontent in relation to their work environment. This study is characterized as an applied research, with a quantitative nature, in addition to being descriptive and bibliographical. Data collection occurred through a questionnaire, elaborated with questions in order to collect quantitative data for further analysis, 110 responses were tabulated, such data were collected through Google forms. The Work Satisfaction Scale (EST) was adopted as a reference for the elaboration of the questionnaire instrument, a measurement instrument proposed and validated by Siqueira (2008), which covers five dimensions related to Job Satisfaction, namely: satisfaction with colleagues, satisfaction with salary, satisfaction with the boss, satisfaction with the nature of the work and, finally, satisfaction with promotions. After analyzing the collected data, the results show a general panorama of satisfaction of workers who performed their activities in home office working conditions, on the other hand, regarding workers who continued their activities in a business environment, it revealed perceptions of dissatisfaction in most aspects analyzed. It was found that only in the dimension satisfaction with the performance of my work, the home office modality reached an average of 5.3, while the face-to-face work condition in a maximum scale of 7.0 reached an average of 5.0, as can be seen in perception in both was of satisfaction.
Palabras clave : Qualidade de vida no trabalho
Características do trabalho
Satisfação no trabalho
Atitudes do empregado
Trabalho em home office
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4879
Fecha de publicación : 8-oct-2021
Aparece en las colecciones: Administração

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