Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4891
Tipo: Monografia
Título: Planejamento da alta hospitalar: perspectiva de estudantes de enfermagem
Autor(es): Schneiders, Milena
Primeiro Orientador: Conceição, Vander Monteiro da
Primeiro membro da banca: Massaroli, Aline
Segundo membro da banca: Simoneti, Rafael Azevedo Abranres de Oliveira
Resumo: No ambiente hospitalar, o enfermeiro possui diversas atribuições, dentre elas, a educação em saúde, que deve ocorrer durante todo o processo de hospitalização. Entretanto, é durante o planejamento da alta hospitalar que ele tem a oportunidade de reunir informações sobre o estado de saúde do indivíduo hospitalizado, para assim estabelecer ações educativas. Dessa forma, este estudo tem como objetivo compreender o sentido do planejamento da alta do indivíduo hospitalizado, na perspectiva dos estudantes de enfermagem. Trata­se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo com o emprego do conceito antropológico de cultura educacional para interpretar sabiamente os sentidos impressos no processo formativo dos acadêmicos. Esperase, com este estudo, que ocorra a inserção de metodologias ativas de ensino para a prática de educação libertadora, que permita ao enfermeiro ser crítico, reflexivo, protagonista do seu saber e apto a aprender e a ensinar no seu espaço de atuação.
Abstract/Resumen: In the hospital environment, the nurse has several attributions, among them, health education, which must occur throughout the hospitalization process. However, it is during hospital discharge planning that he has the opportunity to gather information about the health status of the hospitalized individual, in order to establish educational actions. Thus, this study aims to understand the meaning of hospital discharge planning, from the perspective of nursing students. This is a qualitative, descriptive study using the anthropological concept of educational culture to wisely interpret the meanings printed in the academic training process. It is expected, with this study, that active teaching methodologies are inserted for the practice of liberating education, which allows nurses to be critical, reflective, protagonist of their knowledge and able to learn and teach in their area of performance.
Palavras-chave: Hospitalização
Pacientes internados
Atenção à saúde
Alta hospitalar
Serviços de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4891
Data do documento: 26-Abr-2021
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHNEIDERS.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.