Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4927
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Possibilidades e desafios dos gestores e professores sobre a formação continuada na Educação Infantil
Autor(es): Sell, Francieli
Primeiro Orientador: Terra, Mara Teresinha Rodrigues
Resumo: O presente estudo reflete a partir das concepções da gestão e de professores sobre a formação continuada. Neste sentido, cumpre um dos requisitos para a conclusão do Curso de Pós-Graduação – Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Tendo por objetivo apresentar e refletir como acontece a formação continuada em dez escolas privadas e dez escolas municipais do município de Erechim, Rio Grande do Sul; por meio de dados coletados por questionários. Busca-se apresentar uma visão de como está a formação continuada na área da educação infantil, o que as pesquisas referentes aos últimos seis anos mostram e também se apresentam contribuições sobre concepções da gestão e formação continuada. Para tanto, baseia-se a fundamentação em Ferreira (2000), Paro (2015), Libâneo (2007, 2013), Almeida (2013), Sartori e Fávero (2020), Sartori e Girardelo (2020), Prada-Alvarado; Freitas; Freitas (2010), dialoga-se também com: Dourado (2007), Nóvoa (1995), LDB (1996), Bardin (2010), entre outros. A análise é do tipo bibliográfica, articulada a pesquisa qualitativ mara.terra11@gmail.coma e de campo, com dados coletados através de questionário eletrônico alocado na plataforma Google Formulários. Com base nestes dados, foram construídos gráficos e quadros com a intenção de mostrar a visão dos professores e gestores, que responderam ao questionário, sobre a formação continuada na educação infantil. Os dados apresentados servem de base para uma reflexão sobre o tema abordado, pois acredita-se que aperfeiçoar e qualificar a sua prática enquanto gestor e professor é fundamental. Os resultados obtidos demonstraram um recorte da formação continuada na educação infantil, pode-se conhecer melhor as fragilidades, suas necessidades e a importância das formações, destacando-se a importância de se fazer formação, da participação e envolvimento de toda equipe e a reflexão e reconstrução da prática educativa.
Palavras-chave: Formação Continuada
Gestão Escolar
Educação Infantil
Professor
Gestores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4927
Data do documento: Dez-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SELL.pdf358,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.