Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4928
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Gestão democrática da educação: vozes que ecoam no cotidiano das escolas. |
Author: | Salvi, Luciana Rita Bellincanta |
First advisor: | Santos, Almir Paulo dos |
Resume: | O estudo, em tela, tem como objeto de investigação auscultar como a gestão democrática é contemplada nos Planos de Gestão Escolar dos diretores que foram eleitos pela comunidade escolar, valendo-se do referencial teórico de Freire, Dewey e Paro como aportes teóricos fulcrais do objeto de estudo, que neste trabalho, é cotejado com os Planos de Gestão Escolar dos diretores, configurando assim num estudo bibliográfico e documental. O alcance dos objetivos propostos foi alicerçado pelo materialismo histórico-dialético, onde por meio dos princípios da totalidade, movimento e contradição ocorreu o mapeamento de estruturas basilares que possibilitaram a compreensão do objeto investigado, quais sejam: a construção do conceito e as concepções de gestão democrática extraídas dos Planos de Gestão Escolar. Os resultados conferem indicativos que a gestão democrática é um princípio constitucional do ensino público, que precisa mobilizar ações de participação dos segmentos da comunidade escolar na construção/reestruturação do Projeto Político Pedagógico; no Conselho de Classe; na comunidade escolar por vias da Associação de Pais e Professores e Conselho Deliberativo, bem como, na formação de liderança estudantil. |
Keywords: | gestão democrática planos de gestão escolar concepções de gestão democrática |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4928 |
Issue Date: | Dec-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.