Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4929
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Princípios democráticos na escola de Educação Infantil: reflexões permanentes
Autor(es): Dendena, Rosicler Lurdes Chiapetti
Primeiro Orientador: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resumo: O presente artigo tem, como propósito, refletir sobre alguns princípios importantes no âmbito da gestão democrática para a Educação Infantil. Esta é a primeira etapa da Educação Básica e princípios como autonomia e participação são fundantes para a construção do Projeto Político-Pedagógico. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, a fim de que tais princípios fossem apresentados e discutidos na construção do Projeto Político-Pedagógico na escola da infância. O papel da gestão escolar, neste sentido, é essencial para que os profissionais não só compreendam, mas também ajam a partir da autonomia e da participação com e para as crianças. Uma equipe comprometida com esses princípios aproxima a comunidade escolar às tomadas de decisões no coletivo e busca construir um espaço de gestão democrática quando também explicita, nas concepções e ações pedagógicas, a autonomia e a participação na construção do seu Projeto Político-Pedagógico. Concluiu-se que o gestor escolar e profissionais da educação encontram, nos princípios democráticos, a possibilidade de concretizar uma educação que respeite os direitos de aprendizagem das crianças na escola de Educação Infantil, a partir da autonomia e da participação de todos os envolvidos no contexto escolar. Esses princípios garantidos no Projeto Político-Pedagógico podem elevar a qualidade formativa desses profissionais, bem como instituir sentido aquilo que é planejado na escola com e para as crianças.
Palavras-chave: Educação Infantil
Gestão democrática
Autonomia
Participação
Projeto Político-Pedagógico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4929
Data do documento: Dez-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENDENA.pdf370,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.