Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4967
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Terra, Mara Teresinha Rodrigues | - |
dc.creator | Silva, Eliana Luísa Chiaradia da | - |
dc.date | 2021-12 | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T16:44:36Z | - |
dc.date.available | 2022-01-03 | - |
dc.date.available | 2022-01-06T16:44:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4967 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objeto de estudo a análise de Artigos e/ou obras de autores que discutem as relações interpessoais entre a gestão escolar e os professores, os caminhos da gestão democrática neste contexto, buscando reconhecer qual é o papel do gestor escolar frente as metodologias inovadoras dos alfabetizadores da Educação Básica das escolas da rede pública estadual do Rio Grande Do Sul. O foco principal deste estudo é pesquisar o que os autores trazem sobre as relações no cotidiano escolar entre os gestores e os alfabetizadores de forma que essa coleta de dados possa servir como um suporte de apoio para análise das ações pedagógicas docentes no ciclo de alfabetização baseadas em metodologias inovadoras e como estas propostas podem interferir nas relações entre a gestão e os professores alfabetizadores. Assim, tratou de verificar o papel dos gestores e sua relação com os professores alfabetizadores, o que os textos analisados propõe para o ciclo da alfabetização e como eles dialogam entre si, proximidades e divergências. A metodologia utilizada para a realização desta investigação foi de cunho qualitativo, sendo utilizados recursos da pesquisa bibliográfica. Para o referencial teórico, buscou-se artigos e obras relacionados ao tema do trabalho nos materiais recebidos durante esta Pós, em materiais sugeridos pela orientadora e materiais de acervo próprio. Após essa busca, realizou-se um levantamento dos artigos e obras encontradas, selecionando os que seriam utilizados para a fundamentação teórica. Para complementar a fundamentação teórica, utilizou-se obras de autores que tratam do tema, tais como: Alonso (1978), Libâneo (2009-2012), Marcelos, V. (2009), Minicucci, Ferreiro & Teberoski (1984), entre outros, citados no referencial teórico. Para uma análise destas informações optou-se por dialogar com as ideias encontradas nos artigos e obras, trazidas no referencial teórico. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-06T16:16:20Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 364948 bytes, checksum: dc02b0396c775619c4f83bc58872833b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-06T16:44:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 364948 bytes, checksum: dc02b0396c775619c4f83bc58872833b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-06T16:44:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 364948 bytes, checksum: dc02b0396c775619c4f83bc58872833b (MD5) Previous issue date: 2021-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relações interpessoais | pt_BR |
dc.subject | Metodologias inovadoras | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Gestores | pt_BR |
dc.subject | Alfabetizadores | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar: o papel da gestão escolar frente as metodologias inovadoras dos alfabetizadores | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.