Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4967
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Terra, Mara Teresinha Rodrigues-
dc.creatorSilva, Eliana Luísa Chiaradia da-
dc.date2021-12-
dc.date.accessioned2022-01-06T16:44:36Z-
dc.date.available2022-01-03-
dc.date.available2022-01-06T16:44:36Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4967-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo a análise de Artigos e/ou obras de autores que discutem as relações interpessoais entre a gestão escolar e os professores, os caminhos da gestão democrática neste contexto, buscando reconhecer qual é o papel do gestor escolar frente as metodologias inovadoras dos alfabetizadores da Educação Básica das escolas da rede pública estadual do Rio Grande Do Sul. O foco principal deste estudo é pesquisar o que os autores trazem sobre as relações no cotidiano escolar entre os gestores e os alfabetizadores de forma que essa coleta de dados possa servir como um suporte de apoio para análise das ações pedagógicas docentes no ciclo de alfabetização baseadas em metodologias inovadoras e como estas propostas podem interferir nas relações entre a gestão e os professores alfabetizadores. Assim, tratou de verificar o papel dos gestores e sua relação com os professores alfabetizadores, o que os textos analisados propõe para o ciclo da alfabetização e como eles dialogam entre si, proximidades e divergências. A metodologia utilizada para a realização desta investigação foi de cunho qualitativo, sendo utilizados recursos da pesquisa bibliográfica. Para o referencial teórico, buscou-se artigos e obras relacionados ao tema do trabalho nos materiais recebidos durante esta Pós, em materiais sugeridos pela orientadora e materiais de acervo próprio. Após essa busca, realizou-se um levantamento dos artigos e obras encontradas, selecionando os que seriam utilizados para a fundamentação teórica. Para complementar a fundamentação teórica, utilizou-se obras de autores que tratam do tema, tais como: Alonso (1978), Libâneo (2009-2012), Marcelos, V. (2009), Minicucci, Ferreiro & Teberoski (1984), entre outros, citados no referencial teórico. Para uma análise destas informações optou-se por dialogar com as ideias encontradas nos artigos e obras, trazidas no referencial teórico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-06T16:16:20Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 364948 bytes, checksum: dc02b0396c775619c4f83bc58872833b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-06T16:44:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 364948 bytes, checksum: dc02b0396c775619c4f83bc58872833b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-06T16:44:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 364948 bytes, checksum: dc02b0396c775619c4f83bc58872833b (MD5) Previous issue date: 2021-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.subjectMetodologias inovadoraspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectGestorespt_BR
dc.subjectAlfabetizadorespt_BR
dc.titleGestão escolar: o papel da gestão escolar frente as metodologias inovadoras dos alfabetizadorespt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA.pdf356.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.