Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4967
Type: Artigo Cientifico
Título : Gestão escolar: o papel da gestão escolar frente as metodologias inovadoras dos alfabetizadores
Author: Silva, Eliana Luísa Chiaradia da
First advisor: Terra, Mara Teresinha Rodrigues
Resume: O presente trabalho tem como objeto de estudo a análise de Artigos e/ou obras de autores que discutem as relações interpessoais entre a gestão escolar e os professores, os caminhos da gestão democrática neste contexto, buscando reconhecer qual é o papel do gestor escolar frente as metodologias inovadoras dos alfabetizadores da Educação Básica das escolas da rede pública estadual do Rio Grande Do Sul. O foco principal deste estudo é pesquisar o que os autores trazem sobre as relações no cotidiano escolar entre os gestores e os alfabetizadores de forma que essa coleta de dados possa servir como um suporte de apoio para análise das ações pedagógicas docentes no ciclo de alfabetização baseadas em metodologias inovadoras e como estas propostas podem interferir nas relações entre a gestão e os professores alfabetizadores. Assim, tratou de verificar o papel dos gestores e sua relação com os professores alfabetizadores, o que os textos analisados propõe para o ciclo da alfabetização e como eles dialogam entre si, proximidades e divergências. A metodologia utilizada para a realização desta investigação foi de cunho qualitativo, sendo utilizados recursos da pesquisa bibliográfica. Para o referencial teórico, buscou-se artigos e obras relacionados ao tema do trabalho nos materiais recebidos durante esta Pós, em materiais sugeridos pela orientadora e materiais de acervo próprio. Após essa busca, realizou-se um levantamento dos artigos e obras encontradas, selecionando os que seriam utilizados para a fundamentação teórica. Para complementar a fundamentação teórica, utilizou-se obras de autores que tratam do tema, tais como: Alonso (1978), Libâneo (2009-2012), Marcelos, V. (2009), Minicucci, Ferreiro & Teberoski (1984), entre outros, citados no referencial teórico. Para uma análise destas informações optou-se por dialogar com as ideias encontradas nos artigos e obras, trazidas no referencial teórico.
Palabras clave : Relações interpessoais
Metodologias inovadoras
Alfabetização
Gestores
Alfabetizadores
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4967
Fecha de publicación : dic-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA.pdf356.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.