Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4967
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Gestão escolar: o papel da gestão escolar frente as metodologias inovadoras dos alfabetizadores |
Author: | Silva, Eliana Luísa Chiaradia da |
First advisor: | Terra, Mara Teresinha Rodrigues |
Resume: | O presente trabalho tem como objeto de estudo a análise de Artigos e/ou obras de autores que discutem as relações interpessoais entre a gestão escolar e os professores, os caminhos da gestão democrática neste contexto, buscando reconhecer qual é o papel do gestor escolar frente as metodologias inovadoras dos alfabetizadores da Educação Básica das escolas da rede pública estadual do Rio Grande Do Sul. O foco principal deste estudo é pesquisar o que os autores trazem sobre as relações no cotidiano escolar entre os gestores e os alfabetizadores de forma que essa coleta de dados possa servir como um suporte de apoio para análise das ações pedagógicas docentes no ciclo de alfabetização baseadas em metodologias inovadoras e como estas propostas podem interferir nas relações entre a gestão e os professores alfabetizadores. Assim, tratou de verificar o papel dos gestores e sua relação com os professores alfabetizadores, o que os textos analisados propõe para o ciclo da alfabetização e como eles dialogam entre si, proximidades e divergências. A metodologia utilizada para a realização desta investigação foi de cunho qualitativo, sendo utilizados recursos da pesquisa bibliográfica. Para o referencial teórico, buscou-se artigos e obras relacionados ao tema do trabalho nos materiais recebidos durante esta Pós, em materiais sugeridos pela orientadora e materiais de acervo próprio. Após essa busca, realizou-se um levantamento dos artigos e obras encontradas, selecionando os que seriam utilizados para a fundamentação teórica. Para complementar a fundamentação teórica, utilizou-se obras de autores que tratam do tema, tais como: Alonso (1978), Libâneo (2009-2012), Marcelos, V. (2009), Minicucci, Ferreiro & Teberoski (1984), entre outros, citados no referencial teórico. Para uma análise destas informações optou-se por dialogar com as ideias encontradas nos artigos e obras, trazidas no referencial teórico. |
Keywords: | Relações interpessoais Metodologias inovadoras Alfabetização Gestores Alfabetizadores |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4967 |
Issue Date: | Dec-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.