Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4968
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Desafios da gestão escolar: tempos de incertezas na escola pública
Autor(es): Basso, Crislaine Vargas
Primeiro Orientador: Pierozan, Sandra Simone Hopner
Resumo: Este estudo evidencia os desafios da gestão escolar advindos com o período de pandemia e pós-pandemia e, partindo desta nova realidade socioeducacional, apresenta como objetivo: compreender a organização escolar e os desafios na atuação de gestores escolares de municípios do Rio Grande do Sul no contexto do isolamento social e diante de vivências atípicas na escola, ocasionadas pelo novo coronavírus (COVID-19). O ponto de partida para o estudo foi a reflexão sobre a gestão democrática na educação pública de modo articulado com as condições adversas que as escolas têm vivenciado. Esta pesquisa compreende um estudo de caso de tipologia exploratória e abordagem qualitativa em que além das bibliografias e documentos, considera-se fundamental a pesquisa de campo (entrevistas com secretários de educação, equipe de gestão escolar e professores). Encontrar alternativas para dar continuidade às aulas durante um cenário de pandemia é um tanto desafiador. Assim, os relatos de experiências podem contribuir e potencializar ainda mais a gestão escolar.
Palavras-chave: gestão escolar
desafios educacionais
educação infantil
efeitos da pandemia na educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4968
Data do documento: Dez-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BASSO.pdf388,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.