Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4975
Type: Dissertação
Title: "Quando a horta invadiu o jardim": a formação da cena e a presença da colonagem nas produções do rock independente em Chapecó (1977-2001)
Author: Socha, Mateus Felipe
First advisor: Silva, Claiton Marcio da
metadata.dc.contributor.referee1: Motta, Miriam Hermeto de Sá
metadata.dc.contributor.referee2: Marquetti, Delcio
metadata.dc.contributor.referee3: Fraga, Gerson Wasen
Resume: Os estudos sociais têm, cada vez mais, se debruçado sobre uma agenda de estudos ligada a temas como a organização e as movimentações juvenis, a efervescência de projetos culturais e de identidades em locais distantes das grandes capitais brasileiras, rompendo com as falaciosas concepções de que o interior, ou sertão, está isolado culturalmente do que ocorre no restante do país. Neste trabalho, portanto, discute-se a formação e consolidação da cena do rock autoral e independente construída na cidade de Chapecó, interior do estado de Santa Catarina, entre os anos de 1977 e 2001, em torno de uma ideia de reelaboração de uma identidade cultural jovem, a qual se define sob o termo de colonagem, promovida e difundida no cenário underground local, através do rock. De caráter inédito, este conceito passa a ser teorizado neste trabalho como elemento definidor de uma identidade sociocultural promovida pela juventude urbana chapecoense em torno de um processo de autoidentificação e revalorização. Com ou sem ironia, de determinados elementos socioculturais presentes na cultura popular e no cotidiano da população da cidade ao longo das últimas décadas do século XX, na busca por uma ideia de pertencimento e de reinvenção do princípio de ser colono, que eram representadas nas produções estético-musicais das bandas analisadas. Assim, realizando uma pesquisa qualitativa ligada à História Cultural, descrevem-se e analisam-se as trajetórias e as músicas de Tyto Livi, na década de 1970, e das bandas Repolho, Schmier, Red Tomatoes e Quentes y Calientes, nos anos 1990, visto que cada um no seu contexto promoveu o surgimento de manifestações em torno do rock autoral e independente na cidade. Desse modo, resgataram-se as memórias dos sujeitos que participaram ativamente deste contexto, coletadas e analisadas como fontes orais a fim de perceber como se constituíram as movimentações em torno do rock neste contexto, assim como foi considerada a presença da colonagem nas produções audiovisuais das bandas, a partir da análise de fontes históricas como: letras de músicas, dos encartes de demo tapes e de compact discs, assim como fanzines e demais materiais escritos.
Abstract: Los estudios sociales se han centrado cada vez más en una agenda de estudio ligada a temas como la organización y los movimientos juveniles, la efervescencia de proyectos e identidades culturales en lugares alejados de las grandes capitales brasileñas, rompiendo con las concepciones falaces de que el interior, el sertão, está culturalmente aislado de lo que pasa en el resto del país. En este trabajo, por tanto, se discute la formación y consolidación de la escena del rock autorial e independiente construido en la ciudad de Chapecó, interior del estado de Santa Catarina, entre 1977 y 2001, en torno a una idea de reelaboración una identidad cultural juvenil, que se define bajo el término de colonagem, promovida y difundida en la escena underground local, mediante el rock. Con un carácter inédito, este concepto se teoriza en este trabajo como un elemento definitorio de una identidad sociocultural promovida por la juventud urbana chapecoense en torno a un proceso de autoidentificación y revalorización, con o sin ironía, ciertos elementos socioculturales presentes en la cultura popular y en la vida cotidiana de la población de la ciudad durante las últimas décadas del siglo XX, en la búsqueda de una idea de pertenencia y reinvención del principio de ser colono, que estuvieron representados en las producciones estético-musicales de las bandas analizadas. Así, realizando una investigación cualitativa vinculada a la Historia Cultural, se describen y analizan las trayectorias y la música de Tyto Livi, en la década de 1970, y las bandas Repolho, Schmier, Red Tomatoes y Quentes y Calientes, en la década de 1990, que en su contexto promovió el surgimiento de manifestaciones en torno al rock autorial e independiente en la ciudad. Así, los recuerdos de los sujetos que participaron activamente en este contexto fueron recuperados, recolectados y analizados como fuentes orales con el fin de comprender cómo se constituyeron los movimientos en torno al rock en este contexto, así como la presencia de la colonagem en las producciones audiovisuales de las bandas, a partir del análisis de fuentes históricas como: letras, cintas de demostración y encartes de discos compactos, así como fanzines y otros materiales escritos.
Keywords: Música
Juventude
Rock
Colonagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em História
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4975
Issue Date: 18-Nov-2021
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOCHA.pdf10,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.