Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4979
Type: Monografia
Título : As vozes da desistência no curso de Pedagogia da UFFS/Campus de Erechim
Author: Ongaratto, Daniela
First advisor: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Márcia Farinella Soares de
metadata.dc.contributor.referee2: Bampi, Susiane Maria
Resume: O presente trabalho tem como tema os desafios da mulher na permanência do curso de Pedagogia. Propõe-se analisar o que tem dificultado a permanência das estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/campus Erechim, bem como, quais os motivos das desistências do curso. Assim, este trabalho tem como objetivo geral, identificar entre as estudantes que desistiram do curso de Pedagogia, no período de 2015 a 2018, as dificuldades e os motivos da não permanência, de modo a colaborar com um diagnóstico para o referido curso refletir e constituir ações administrativo-pedagógicas de apoio. As metodologias utilizadas para a produção deste trabalho foram: pesquisa bibliográfica qualitativa, bem como análise de entrevistas semiestruturadas realizadas junto à ex-alunas do curso de Pedagogia. Nos estudos bibliográficos analisados, as diferenças e as desigualdades de gênero não são naturais nem tão pouco biológicas, também não é um fenômeno inócuo, tendo em vista que este impacto é perceptível em diversas esferas. Frente às entrevistas, destaca-se as dificuldades de conciliar as responsabilidades da família, trabalho e vida acadêmica.
Resumen : The present work has as its theme the challenges of women in the continuation of the Pedagogy course. It is proposed to analyze what has been hindering the permanence of the students of the Pedagogy course of the Federal University of the Southern Frontier / Erechim campus, as well as, what are the reasons for the dropout of the course. Thus, this paper aims to identify among the students who dropped out of the Pedagogy course, from 2015 to 2018, the difficulties and reasons for not staying, in order to collaborate with a diagnosis for the course to reflect and constitute administrative-pedagogical support actions. The methodologies used for the production of this work were: qualitative bibliographic research, as well as analysis of semi-structured interviews conducted with former students of the Pedagogy course. In the bibliographical studies analyzed, gender differences and inequalities are neither natural nor biological, nor is it an innocuous phenomenon, given that this impact is noticeable in several spheres. In the face of the interviews, we highlight the difficulties of reconciling the responsibilities of family, work and academic life.
Palabras clave : Estudante
Trabalhadora
Mulher
Dificuldades de Permanência
Ensino superior
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4979
Fecha de publicación : dic-2019
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ONGARATTO.pdf.pdf806,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.