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Tipo: Dissertação
Título: Pensamento computacional e divisão euclidiana: possíveis conexões na aprendizagem
Autor(es): Wappler, Fernanda Paula
Primeiro Orientador: Reichert, Janice Teresinha
Primeiro membro da banca: Colombo, Janecler Aparecida Amorin
Segundo membro da banca: Melo, Marisol Vieira
Resumo: A recente inclusão do Pensamento Computacional no documento da Base Nacional Comum Curricular na área da Matemática, nos incentiva a pensar em estratégias para inserir essa abordagem em sala de aula. Nesse sentido, com base na teoria construtivista de Jean Piaget, esse trabalho apresenta uma investigação sobre as possíveis contribuições da aplicação de uma sequência de atividades no desenvolvimento do Pensamento Computacional e no desempenho dos estudantes na resolução de problemas matemáticos que envolvam o objeto de conhecimento divisão euclidiana. As intervenções foram realizadas em quatro turmas de 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Chapecó-SC, totalizando 13 horas-aula em cada turma. Para coleta de dados, foram utilizados dois questionários, aplicados antes e após as intervenções, bem como um diário de bordo elaborado pela pesquisadora, incluindo observações e falas dos estudantes durante a aplicação das atividades. A análise dos dados foi realizada seguindo a metodologia da análise de conteúdo de Bardin (1977) por meio de categorias previamente definidas. Os resultados obtidos enfatizam melhoras significativas no desempenho dos estudantes na resolução de problemas matemáticos relacionados à divisão euclidiana e no uso dos pilares de decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo do Pensamento Computacional.
Abstract/Resumen: The recent inclusion of the term Computational Thinking in the new document on the Brazilian National Curricular Common Base in the fields of Mathematics in Elementary School allows us to think about strategies to work towards using this approach in the classroom. In this sense, based on Jean Piaget's constructivist theory, this work presents an investigation on the possible contributions of the application of a sequence of activities using an unplugged approach in the development of Computational Thinking, as well as in the students' performance to solve mathematical problems that involve the object of knowledge in the Euclidean division. The interventions were carried out in four 6th grade groups of Elementary School at a school in the city of Chapecó-SC, totaling 13 lesson time in each group. For data collection, two questionnaires were used, applied before and after the interventions, as well as a logbook prepared by the researcher, including observations and speeches by the students during the application of the activities. Data analysis was carried out following Bardin's (1977) content analysis methodology through previously defined categories. The results obtained show significant improvements in the performance of students in solving mathematical problems related to the Euclidean division, and also in the use of the pillars of Computational Thinking.
Palavras-chave: Matemática
Ensino e aprendizagem
Base Nacional Comum Curricular
Ensino fundamental
Sistema computacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4993
Data do documento: 10-Dez-2021
Nível: Mestrado profissional
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

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