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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4993
Type: | Dissertação |
Título : | Pensamento computacional e divisão euclidiana: possíveis conexões na aprendizagem |
Author: | Wappler, Fernanda Paula |
First advisor: | Reichert, Janice Teresinha |
metadata.dc.contributor.referee1: | Colombo, Janecler Aparecida Amorin |
metadata.dc.contributor.referee2: | Melo, Marisol Vieira |
Resume: | A recente inclusão do Pensamento Computacional no documento da Base Nacional Comum Curricular na área da Matemática, nos incentiva a pensar em estratégias para inserir essa abordagem em sala de aula. Nesse sentido, com base na teoria construtivista de Jean Piaget, esse trabalho apresenta uma investigação sobre as possíveis contribuições da aplicação de uma sequência de atividades no desenvolvimento do Pensamento Computacional e no desempenho dos estudantes na resolução de problemas matemáticos que envolvam o objeto de conhecimento divisão euclidiana. As intervenções foram realizadas em quatro turmas de 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Chapecó-SC, totalizando 13 horas-aula em cada turma. Para coleta de dados, foram utilizados dois questionários, aplicados antes e após as intervenções, bem como um diário de bordo elaborado pela pesquisadora, incluindo observações e falas dos estudantes durante a aplicação das atividades. A análise dos dados foi realizada seguindo a metodologia da análise de conteúdo de Bardin (1977) por meio de categorias previamente definidas. Os resultados obtidos enfatizam melhoras significativas no desempenho dos estudantes na resolução de problemas matemáticos relacionados à divisão euclidiana e no uso dos pilares de decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo do Pensamento Computacional. |
Resumen : | The recent inclusion of the term Computational Thinking in the new document on the Brazilian National Curricular Common Base in the fields of Mathematics in Elementary School allows us to think about strategies to work towards using this approach in the classroom. In this sense, based on Jean Piaget's constructivist theory, this work presents an investigation on the possible contributions of the application of a sequence of activities using an unplugged approach in the development of Computational Thinking, as well as in the students' performance to solve mathematical problems that involve the object of knowledge in the Euclidean division. The interventions were carried out in four 6th grade groups of Elementary School at a school in the city of Chapecó-SC, totaling 13 lesson time in each group. For data collection, two questionnaires were used, applied before and after the interventions, as well as a logbook prepared by the researcher, including observations and speeches by the students during the application of the activities. Data analysis was carried out following Bardin's (1977) content analysis methodology through previously defined categories. The results obtained show significant improvements in the performance of students in solving mathematical problems related to the Euclidean division, and also in the use of the pillars of Computational Thinking. |
Palabras clave : | Matemática Ensino e aprendizagem Base Nacional Comum Curricular Ensino fundamental Sistema computacional |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4993 |
Fecha de publicación : | 10-dic-2021 |
metadata.dc.level: | Mestrado profissional |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
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