Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/500
Tipo: Monografia
Título: Produção de alimentos de autossustento na agricultura familiar : um estudo de caso no município de Barra do Rio Azul - RS
Autor(es): Zeist, Sandra Medianeira Tessaro
Primeiro Orientador: Freitas, Eduardo Márcio
Primeiro membro da banca: Kozenieski, Everton de Moraes
Segundo membro da banca: Reis, Janete Teresinha
Resumo: A produção para autossustento não é somente considerada um processo produtivo para se obter produtos necessários a alimentação da família, mas constitui-se na produção e reprodução social da identidade familiar. A produção para autossustento gera uma relativa independência econômica e social, principalmente pela diversidade de alimentos produzidos e também pela existência da reciprocidade com os vizinhos nas trocas dos produtos, sementes e conhecimentos. A divisão do trabalho na questão de gênero também deve de ser levada em conta, pois o patriarcado ainda está muito presente no campo, especialmente nas relações de produção para o autossustento. O presente trabalho consiste em realizar uma pesquisa no espaço rural do município de Barra do Rio Azul, localizado na região norte do Rio Grande do Sul, enfocado a produção de alimentos para o autossustento na agricultura familiar. O município estudado faz parte da trajetória de vida da autora e possui características da agricultura familiar e tem em sua cultura costumes das heranças passadas entre gerações quanto à produção doméstica de alimentos. Diante a importância de estudarmos este tema, o trabalho tem como objetivo analisar a produção e o consumo de alimentos de autossustento nas unidades familiares e como esta prática expressa uma territorialidade que permite a reprodução social das famílias agricultoras. Visando dar conteúdo ao tema proposto e com a finalidade de obter respostas aos objetivos, nos procedimentos metodológicos realizou-se revisão bibliográfica em livros, materiais impressos e disponíveis eletronicamente. O trabalho teve como foco um estudo de caso realizado a campo com pesquisa participativa com questionário semi-derigido aplicado a dez famílias da agricultura familiar e dados secundários. Desta forma, a partir da pesquisa foi possível identificar quais são e qual é a quantidade de alimentos produzidos na unidade familiar para o autoconsumo; observar de que maneira são realizadas as técnicas e as relações sociais na produção de alimentos domésticos; verificar como se da a divisão do trabalho para o autossustento nas unidades de produção estudadas; e, avaliar o grau de importância monetária dos alimentos produzidos para o autossustento.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Autossustento
Territorialidade
Barra do Rio Azul
Divisão do trabalho
Famílias agricultoras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/500
Data do documento: 24-Jun-2016
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZEIST.PDF2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.