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Tipo: Monografia
Título: Professores bacharéis atuantes em cursos de licenciaturas: desafios na docência
Autor(es): Silva, Carina Taderka da
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Johann, Magali Maria
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Resumo: O presente trabalho objetiva investigar os desafios enfrentados por professores bacharéis atuantes em cursos de licenciatura, especialmente os professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS. Ele apresenta também uma breve explicação sobre a formação docente no Brasil e na UFFS, assim como toda a Análise de Dados da Pesquisa de Campo realizada com docentes bacharéis da UFFS, campus Erechim/RS. A metodologia desse Trabalho de Conclusão de Curso foi realizada em três etapas: uma Pesquisa Bibliográfica, seguida de um Estado do Conhecimento e de uma Pesquisa de Campo, sendo que, com esta, foi realizada a Análise de Dados a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Para a realização da Pesquisa de Campo, foi enviado um questionário de forma on-line contendo o TCLE e cinco perguntas, sendo três perguntas objetivas e duas descritivas para 16 docentes. As perguntas questionavam quais desafios o docente encontra ao atuar em cursos de licenciatura e se acha que encontraria os mesmos desafios caso tivesse formação em licenciatura. Os resultados do estudo mostram que os professores possuem dificuldades e/ou encaram desafios durante sua prática em cursos de licenciatura, mesmo que alguns justifiquem que, tendo a segunda graduação em licenciatura ou o mestrado em educação, não tenham uma dificuldade específica. Os principais desafios apontados pelos participantes da pesquisa foram a falta de contato constante com a realidade da Educação Básica, a grande importância dada aos aspectos pedagógicos, a falta de condições de lidar com a multiplicidade de sujeitos, a inundação de estímulos e informações e a impossibilidade de se pensar coletivamente. Conclui-se que os professores bacharéis encontram e vivenciam desafios e dificuldades na docência, mesmo que às vezes acabe parecendo algo simples e que logo será resolvido e/ou dominado. Conclui-se, a partir da análise das respostas dos sujeitos participantes do estudo, que as dificuldades apontadas pelos professores bacharéis impactam sim na sua prática, mas não são exclusivamente determinadas pela sua formação inicial em um curso de bacharelado, bem como ser licenciado não significa ter uma preparação sem dificuldades na hora da atuação em salas de aula.
Abstract/Resumen: The present work aims to investigate the challenges faced by professors with bachelor degrees working in undergraduate courses, especially professors at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim / RS. It also presents a brief explanation about teacher training in Brazil and at UFFS, as well as the entire Data Analysis of Field Research carried out with professors with bachelor degrees from UFFS, campus Erechim / RS. The methodology of this Course Conclusion Work was carried out in three stages: a Bibliographic Research, followed by a State of Knowledge and a Field Research, and, with this, Data Analysis was carried out based on Content Analysis (BARDIN, 2016). To perform the Content Analysis, a questionnaire was sent online containing the IC and five questions, three of which were objective and two were descriptive for 16 teachers. The questions questioned what challenges the teacher encounters when working in undergraduate courses and if he thinks he would encounter the same challenges if he had a degree in education. The results of the study show that teachers have difficulties and / or face challenges during their practice in undergraduate courses, even though some justify that, having a second degree in bachelor or master's in education, they do not have a specific difficulty. The main challenges pointed out by the research participants were the lack of constant contact with the reality of Basic Education, the great importance given to pedagogical aspects, the lack of conditions to deal with the multiplicity of subjects, the flood of stimuli and information and the impossibility to think collectively. It is concluded that bachelor teachers encounter and experience challenges and difficulties in teaching, even though it sometimes ends up looking like something simple and that will soon be resolved and / or mastered. It is concluded, from the analysis of the responses of the subjects participating in the study, that the difficulties pointed out by the bachelor's professors do have an impact on their practice, but they are not exclusively determined by their initial training in a bachelor's degree, as well as being licensed does not mean have a preparation without difficulties when it comes to acting in classrooms.
Palavras-chave: bacharelado
licenciatura
formação
desafios
dificuldades
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5016
Data do documento: Mai-2021
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