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Type: Dissertação
Title: A agenda da competitividade: um estudo crítico dos discursos da CNI para a Política Educacional Brasileira (1998-2018)
Author: Willers, Fernanda Franz
First advisor: Caracelli Scherma, Camila
metadata.dc.contributor.referee1: Seki, Allan Kenji
metadata.dc.contributor.referee2: Petry, Oto João
metadata.dc.contributor.referee3: Barleta, Ilma de Andrade
Resume: Esta é uma pesquisa sobre a política educacional brasileira contemporânea. A política educacional é parte integrante do Estado e é objeto de disputa entre as classes e frações de classe na sociedade brasileira. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é um intelectual orgânico que dirige e representa a fração de classe industrial, e ao longo de duas décadas produziu documentos com a sua visão sobre o país e suas demandas de classe para as várias áreas de atuação do Estado Capitalista, que foram entregues aos presidenciáveis em cada processo eleitoral. Nesses documentos produzidos, a política educacional tem lugar de destaque, e é sobre esse conjunto de documentos que a pesquisa se desenvolve. Trata-se de uma pesquisa empírica que possui como unidade teórica a perspectiva marxista a partir da: literatura gramsciana sobre o funcionamento do Estado capitalista; da Pedagogia Histórico Crítica como resposta e contrapalavra a agenda da competitividade; e da perspectiva teórica e metodológica bakhtiniana sobre os estudos do discurso. Essa pesquisa tem como objetivo compreender como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) elabora e apresenta o discurso da competitividade no debate sobre a política educacional brasileira e a relação que com ela estabelece. Partindo dos estudos discursivos orientados pelo pensamento do Círculo Bakhtiniano e utilizando o cotejamento como percurso metodológico, busco compreender: 1) A agenda da competitividade e as conjunturas políticas em sua relação com a política educacional no período de 1998 a 2018; 2) As mudanças no discurso da agenda da competitividade em 2018; 3) A relação entre a agenda da competitividade e a BNCC; Os resultados desse estudo revelam que a agenda da competitividade apresentada aos presidenciáveis e a sociedade ao longo de 20 anos, apesar de apresentada como a visão da indústria para o país, utiliza de estratégias discursivas para ser assimilada com um projeto político de país que beneficiará a todos. Para a política educacional, a CNI elenca uma série de demandas que se alteram no processo histórico de desenvolvimento do capitalismo, a partir da relação educação e mercado de trabalho, a fim de disputar e dirigir os sentidos do que está se discutindo a nível nacional no campo educacional. Nesse sentido, a aprovação da BNCC e, principalmente, a contrareforma do ensino médio representam para a entidade uma possibilidade de implementação do seu projeto de classe para o sistema educacional brasileiro.
Abstract: This is a research of contemporary Brazilian educational policy. Educational policy is an integral part of the State and is the object of dispute between classes and class fractions in Brazilian society. The National Confederation of Industry (CNI) is an organic intellectual who directs and represents the fraction of the industrial class, and over two decades has produced documents with its vision of the country and its class demands for the various areas of activity of the State Capitalist, which were handed over to presidential candidates in each electoral process. In these documents produced, the educational policy has a prominent place, and it is on this set of documents that the research is developed. This is an empirical research that has as its theoretical unit the Marxist perspective based on: Gramscian literature on the functioning of the capitalist state; of Critical Historical Pedagogy as an answer and counterword to the competitiveness agenda; and from the Bakhtinian theoretical and methodological perspective on discourse studies. This research aims to understand how the National Confederation of Industry (CNI) elaborates and presents the discourse of competitiveness in the debate on Brazilian educational policy and the relationship it establishes with it. Based on discursive studies guided by the thought of the Bakhtinian Circle and using comparison as a methodological path, I seek to understand: 1) The competitiveness agenda and political circumstances in its relationship with educational policy in the period from 1998 to 2018; 2) Changes in the discourse of the competitiveness agenda in 2018; 3) The relationship between the competitiveness agenda and the National Common Curriculum Base (BNCC). The results of this study reveal that the competitiveness agenda presented to presidential candidates and society over 20 years, despite being presented as the industry's vision for the country, uses discursive strategies to be assimilated with a political project for a country that will benefit everyone. For educational policy, the CNI lists a series of demands that change in the historical process of development of capitalism, based on the relationship between education and the labor market, in order to dispute and direct the meanings of what is being discussed at national level in the educational field. In this sense, the approval of the BNCC and, mainly, the counter-reform of secondary education represent for the entity a possibility of implementing its class project for the Brazilian educational system.
Keywords: Base Nacional Comum Curricular
Política Educacional Brasileira
Discurso
Linguagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5017
Issue Date: 10-Dec-2021
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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