Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5043
Type: Artigo Cientifico
Título : Inclusão de surdos no ensino comum: uma análise a partir de pesquisas acadêmicas
Author: Mello, Cassiane Ribeiro de
Orzechoski, Tâmaris Tainá Schuh
First advisor: Gräff, Patrícia
Resume: A presente pesquisa toma a inclusão de alunos surdos no ensino comum como tema, com o objetivo de identificar como a literatura atual e as políticas educacionais descrevem a inclusão de surdos na escola comum. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa e caráter descritivo no tratamento analítico das fontes. Os resultados mostram que a busca pela efetivação de propostas inclusivas ganha destaque frente a educação de surdos, a partir de três focos principais: 1) o reconhecimento da Libras como meio de instrução de surdos no ensino comum; 2) o bilinguismo como a proposta mais adequada para a educação de surdos; 3) as condições de aprendizagem do aluno surdo na educação comum. Conclui-se que a educação de surdos pautada na proposta bilíngue é capaz de propiciar a inclusão de surdos no ensino comum.
Resumen : The present research takes the inclusion of deaf students in regular education as a theme, aiming to identify how current literature and educational policies describe the inclusion of deaf students in regular schools. This is a bibliographic and documentary research, with a qualitative approach and descriptive character in the analytical treatment of sources. The results show that the search for the realization of inclusive proposals stands out in relation to deaf education, based on three main focuses: 1) the recognition of Libras as a means of instruction for deaf people in common education; 2) bilingualism as the most suitable proposal for deaf education; 3) the learning conditions of deaf students in common education. It is concluded that deaf education based on the bilingual proposal is capable of promoting the inclusion of deaf people in common education.
Palabras clave : Inclusão escolar
Ensino e aprendizagem
Biblinguismo
Linguística
Língua Brasileira de Sinais
Linguagem gestual
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5043
Fecha de publicación : 15-oct-2021
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELLO.pdf421,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.