Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5050
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Marilda Merência | - |
dc.creator | Munzi, Amanda de Sá | - |
dc.creator | Ittner, Bruna | - |
dc.date | 2022-01-28 | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T14:27:46Z | - |
dc.date.available | 2022-02-10 | - |
dc.date.available | 2022-03-04T14:27:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-28 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5050 | - |
dc.description.resumo | o presente texto sistematiza os resultados de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão do curso de Pedagogia. Discute a(s) concepções de cidadania presentes e/ou ausentes na BNCC, em especial no âmbito das competências e habilidades a serem desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, realiza uma análise documental da BNCC como um documento de política educacional, focalizando as Competências Gerais e as Competências Específicas previstas para cada área e componente curricular no processo educativo dos dois primeiros anos do ensino fundamental, problematizando o “lugar” da cidadania neste documento, bem como suas abordagens e concepções. Reconhecendo a necessidade e importância da efetivação do exercício da cidadania nas práticas pedagógicas e no ambiente escolar, é possível concluir que a BNCC indica certa ausência na intenção de formar um aluno cidadão, além de vincular as competências e habilidades ao mundo do trabalho. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-10T17:36:21Z No. of bitstreams: 1 MUNZI.pdf: 948062 bytes, checksum: 57c204c559b4ad7a1592daa8dad40608 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-04T14:27:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MUNZI.pdf: 948062 bytes, checksum: 57c204c559b4ad7a1592daa8dad40608 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-04T14:27:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MUNZI.pdf: 948062 bytes, checksum: 57c204c559b4ad7a1592daa8dad40608 (MD5) Previous issue date: 2022-01-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.title | Competências gerais e competências específicas na BNCC: qual o lugar da cidadania nos anos inciais? | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MUNZI.pdf | 925,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.