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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5050| Tipo: | Artigo Cientifico |
| Título: | Competências gerais e competências específicas na BNCC: qual o lugar da cidadania nos anos inciais? |
| Autor(es): | Munzi, Amanda de Sá Ittner, Bruna |
| Primeiro Orientador: | Rodrigues, Marilda Merência |
| Resumo: | o presente texto sistematiza os resultados de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão do curso de Pedagogia. Discute a(s) concepções de cidadania presentes e/ou ausentes na BNCC, em especial no âmbito das competências e habilidades a serem desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, realiza uma análise documental da BNCC como um documento de política educacional, focalizando as Competências Gerais e as Competências Específicas previstas para cada área e componente curricular no processo educativo dos dois primeiros anos do ensino fundamental, problematizando o “lugar” da cidadania neste documento, bem como suas abordagens e concepções. Reconhecendo a necessidade e importância da efetivação do exercício da cidadania nas práticas pedagógicas e no ambiente escolar, é possível concluir que a BNCC indica certa ausência na intenção de formar um aluno cidadão, além de vincular as competências e habilidades ao mundo do trabalho. |
| Palavras-chave: | Cidadania Ensino fundamental Ensino e aprendizagem Base Nacional Comum Curricular |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5050 |
| Data do documento: | 28-Jan-2022 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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