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Type: Artigo Cientifico
Título : Competências gerais e competências específicas na BNCC: qual o lugar da cidadania nos anos inciais?
Author: Munzi, Amanda de Sá
Ittner, Bruna
First advisor: Rodrigues, Marilda Merência
Resume: o presente texto sistematiza os resultados de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão do curso de Pedagogia. Discute a(s) concepções de cidadania presentes e/ou ausentes na BNCC, em especial no âmbito das competências e habilidades a serem desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, realiza uma análise documental da BNCC como um documento de política educacional, focalizando as Competências Gerais e as Competências Específicas previstas para cada área e componente curricular no processo educativo dos dois primeiros anos do ensino fundamental, problematizando o “lugar” da cidadania neste documento, bem como suas abordagens e concepções. Reconhecendo a necessidade e importância da efetivação do exercício da cidadania nas práticas pedagógicas e no ambiente escolar, é possível concluir que a BNCC indica certa ausência na intenção de formar um aluno cidadão, além de vincular as competências e habilidades ao mundo do trabalho.
Palabras clave : Cidadania
Ensino fundamental
Ensino e aprendizagem
Base Nacional Comum Curricular
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5050
Fecha de publicación : 28-ene-2022
Aparece en las colecciones: Pedagogia

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