Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5051
Tipo: Monografia
Título: Educação do campo e escolarização de tempo integral em Nova Itaberaba-SC: da ameaça de fechamento à resistência da escola no campo
Autor(es): Guera, Eliandra
Primeiro Orientador: Simões, Willian
Primeiro membro da banca: Seganfredo, Katia Aparecida
Segundo membro da banca: Del Monaco, Graziela
Resumo: O processo de escolarização dos sujeitos do campo vem sendo nuclearizado no perímetro urbano, desde o final do século XX, em diferentes municípios brasileiros. Neste trabalho de conclusão de curso, objetiva-se apresentar resultados de estudos e reflexões acerca de uma experiência de resistência de escola no campo frente a este processo histórico de nuclearização que continua em curso no país: a Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista, localizada no interior da cidade de Nova Itaberaba, Santa Catarina. A presente escola estava ameaçada pelo fechamento, mas após um conjunto de ações que resultaram em sua reformulação curricular com ancoragem nos pressupostos da Educação do Campo, assim como a ampliação da jornada de efetivo trabalho escolar para o tempo integral, não só permaneceu no campo, como ampliou seu número de matrículas. A presente investigação objetivou compreender em que medida a reformulação curricular já vem promovendo alterações no espaço escolar e em práticas pedagógicas realizadas pelos professores. Realizou-se estudo do Projeto Político Pedagógico (PPP) e, a partir da estratégia metodológica de netnografia, analisou-se a página do Facebook da escola supramencionada. A partir desta análise em diálogo com referenciais teórico-conceituais a respeito da Educação do Campo e Educação de Tempo Integral, foi possível observar que a escola se esforça para cumprir a matriz curricular presente em seu PPP, incluindo, no contraturno, a realização de oficinas e atividades que possuem relação com a matriz proposta, englobando relações com os territórios de vida e os saberes dos sujeitos do campo. Contudo, a escola ainda possui uma estrutura limitada e demanda formação continuada de professores que, em muitos momentos, restringe a realização de atividades mais elaboradas.
Abstract/Resumen: The schooling process of rural subjects has been nuclear since the end of the 20th century in the urban perimeter in different counties in the country. In this course conclusion work, the objective is to present results of studies and reflections on an experience of school resistance in the field in the face of this historical process of nuclearization: the Escola do Campo in Full Time Bela Vista, located in the interior of the city of Nova Itaberaba, Santa Catarina. The present school was threatened by the closure, but after a series of actions that resulted in its curricular reform based on the assumptions of Rural Education, as well as the extension of the effective school work day to full time, not only remained in the field but expanded its number of enrollments. The present investigation aimed to understand to what extent the curricular reformulation already promoting changes in the school space and in pedagogical practices carried out by teachers. A study of the Political Pedagogical Project (PPP) was carried out and, based on the methodological strategy of netnography, the Facebook page of the aforementioned school was analyzed. From this analysis in dialogue with theoreticalconceptual frameworks regarding Countryside Education and Full-time Education, it was possible to observe that a school strives to fulfill the curricular matrix present in its PPP, including, in the evening, the holding of workshops and activities that are related to the proposed matrix, encompassing relationships with the territories of life and the knowledge of the fields. However, the school still has a limited structure and demands continued teacher training which, in many moments, restricts the performance of more elaborate activities.
Palavras-chave: Escola rural
Escola de tempo integral
Ensino e aprendizagem
Projeto Político Pedagógico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5051
Data do documento: 10-Dez-2020
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUERA.pdf4.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.