Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5053
Tipo: | Monografia |
Título: | Brincar heurístico e cesto dos tesouros: contributos para a atuação docente com bebês e crianças bem pequenas em contextos de educação infantil |
Autor(es): | Vaccaro, Geovana Tais |
Primeiro Orientador: | Rivero, Andréa Simões |
Primeiro coorientador: | Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de |
Primeiro membro da banca: | Seganfredo, Kátia Aparecida |
Segundo membro da banca: | Bragagnolo, Regina Igrid |
Resumo: | A presente pesquisa foi realizada no âmbito do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS - Campus Chapecó e apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso. A centralidade do trabalho reside no tema do brincar de crianças de 0 a 3 anos, a partir do estudo da abordagem pedagógica do Brincar Heurístico e do Cesto dos Tesouros, proposta por Elinor Goldschmied. A pesquisa teve como principal objetivo compreender as abordagens do Brincar Heurístico e do Cesto dos Tesouros e as possíveis contribuições e desafios envolvendo a sua proposição no cotidiano pedagógico de bebês e crianças bem pequenas em contextos de Educação Infantil. O percurso metodológico desenvolveu-se por meio de revisão bibliográfica, com o intuito de identificar produções acerca do tema no contexto editorial e acadêmico nacional. Embora o estudo evidencie a escassez de publicações sobre o tema, as produções analisadas confirmam a contribuição do Brincar Heurístico e do Cesto dos Tesouros como propostas que valorizam as especificidades e singularidades e dos bebês e crianças bem pequenas, possibilitando investigações, descobertas e aprendizagens diversas. Esta compreensão do brincar como um espaço de afirmação e autoria caminha em direção à concretização dos direitos de bebês e crianças bem pequenas em contextos de Educação Infantil. |
Abstract/Resumen: | This research was realized within the scope of the Education Course at Universidade Federal da Fronteira Sul/ UFFS-Campus Chapecó and was presented as an End-of-graduation-course Paper. The focus of the study resides in the theme of playing of 0-3 children, from the study of the pedagogical approach of the Heuristic Play and the Treasure Baskets, proposed by Elinor Goldschmied. The research aimed to understand the approaches of the Heuristic Play and the Treasure Baskets and the possible and challenges involving their proposition in the pedagogical daily routines of children and young children in Early Childhood Education contexts. The methodological pathway was determined by means of bibliographic review, that made possible identify productions on the topic in the national academic and editorial context. Although the study highlights the scarcity of publications on the topic, the analyzed productions confirm the contribution of the Heuristic Play and the Treasure Baskets as proposals that value the specificities and singularities and of babies and young children, as a possibility of different investigations, discoveries, and learning. This understanding of playing as a space for affirmation and authorship moves towards the realization of the rights of babies and young children in contexts of Early Childhood Education. |
Palavras-chave: | Brincadeira Bebês Educação infantil Ensino e aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5053 |
Data do documento: | 24-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VACCARO.pdf | 569,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.