Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5053
Type: Monografia
Title: Brincar heurístico e cesto dos tesouros: contributos para a atuação docente com bebês e crianças bem pequenas em contextos de educação infantil
Author: Vaccaro, Geovana Tais
First advisor: Rivero, Andréa Simões
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de
metadata.dc.contributor.referee1: Seganfredo, Kátia Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Bragagnolo, Regina Igrid
Resume: A presente pesquisa foi realizada no âmbito do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS - Campus Chapecó e apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso. A centralidade do trabalho reside no tema do brincar de crianças de 0 a 3 anos, a partir do estudo da abordagem pedagógica do Brincar Heurístico e do Cesto dos Tesouros, proposta por Elinor Goldschmied. A pesquisa teve como principal objetivo compreender as abordagens do Brincar Heurístico e do Cesto dos Tesouros e as possíveis contribuições e desafios envolvendo a sua proposição no cotidiano pedagógico de bebês e crianças bem pequenas em contextos de Educação Infantil. O percurso metodológico desenvolveu-se por meio de revisão bibliográfica, com o intuito de identificar produções acerca do tema no contexto editorial e acadêmico nacional. Embora o estudo evidencie a escassez de publicações sobre o tema, as produções analisadas confirmam a contribuição do Brincar Heurístico e do Cesto dos Tesouros como propostas que valorizam as especificidades e singularidades e dos bebês e crianças bem pequenas, possibilitando investigações, descobertas e aprendizagens diversas. Esta compreensão do brincar como um espaço de afirmação e autoria caminha em direção à concretização dos direitos de bebês e crianças bem pequenas em contextos de Educação Infantil.
Abstract: This research was realized within the scope of the Education Course at Universidade Federal da Fronteira Sul/ UFFS-Campus Chapecó and was presented as an End-of-graduation-course Paper. The focus of the study resides in the theme of playing of 0-3 children, from the study of the pedagogical approach of the Heuristic Play and the Treasure Baskets, proposed by Elinor Goldschmied. The research aimed to understand the approaches of the Heuristic Play and the Treasure Baskets and the possible and challenges involving their proposition in the pedagogical daily routines of children and young children in Early Childhood Education contexts. The methodological pathway was determined by means of bibliographic review, that made possible identify productions on the topic in the national academic and editorial context. Although the study highlights the scarcity of publications on the topic, the analyzed productions confirm the contribution of the Heuristic Play and the Treasure Baskets as proposals that value the specificities and singularities and of babies and young children, as a possibility of different investigations, discoveries, and learning. This understanding of playing as a space for affirmation and authorship moves towards the realization of the rights of babies and young children in contexts of Early Childhood Education.
Keywords: Brincadeira
Bebês
Educação infantil
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5053
Issue Date: 24-Nov-2020
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VACCARO.pdf569,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.