Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5065
Type: Artigo Cientifico
Title: A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia: interfaces e perspectivas
Author: Faccin, Amanda
Franceschi, Leoçania
First advisor: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resume: Trata-se de um Trabalho de Conclusão do Curso, demandado dentre os compromissos formativos inerentes à matriz curricular do Curso de Pedagogia Campus Erechim (RS), que situa a ocupação especificada, com a modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Dadas as peculiaridades de uma instituição multicampi e interestadual, o propósito deste estudo é conhecer as peculiaridades formativas no atinente à temática, tendo em vista conhecer, para fortalecer os diálogos que se fazem necessários na conjuntura e realidades locais e regionais. Por meio de pesquisa documental, depreendemos compromissos ético-políticos juntamente com os Projetos Pedagógicos do Curso, experiências de pesquisa e de extensão, dentre outros processos que, de alguma forma, alcançaram a modalidade em estudo. Como resultados, é meritório destacar que, apesar de tênue, o curso evidencia o tema e aborda significativas alterações na nova matriz curricular do curso, sendo possível a percepção de maior diálogo/debate sobre a EJA em seus CCR’s4. Evidencia-se, contudo, que, na pesquisa, embora nascente, há estudos expressivos os quais contribuem sobremaneira com a proposição dos CCRs, alcançando práticas, processos e exercícios formativos que saem dos muros da universidade, buscando aportes que qualificam a discussão. Quanto à extensão, o tema ainda está deveras adormecido e emerge como uma possibilidade de fortalecimento a ser preconizado, como compromisso inerente à matriz curricular do Curso. Dentre os compromissos compreendidos dos documentos analisados, é possível depreender um exercício considerável de enriquecimento de propostas de discussões que atentam para a proposição abordada, como indicador de novas buscas, articuladas no interior da universidade, seus campis e/ou instituições do entorno.
Abstract: This is an undergraduate thesis, demanded among the formative commitments inherent to the curricular matrix of the Pedagogy Course, which situates the specified occupation, with the modality of Youth and Adult Education. Given the peculiarities of a multicampus and interstate institution, the purpose of this study is to learn about the formative peculiarities regarding the theme, in order to know, to strengthen the dialogues that are necessary in the conjuncture and local and regional realities.Through documentary research, we deduce ethical-political commitments together with the Course's Pedagogical Projects, research and extension experiences, among other processes that, in some way, reached the modality under study. As a result, it is worth mentioning that, although tenuous, the course highlights the theme and approach significant changes in the new curricular matrix of the course, making it possible to perceive greater dialogue / debate about YAE in its CCR’s . It is evident, however, that, in the research, although nascent, there are expressive studies which greatly contribute to the proposition of the CCRs, reaching practices, processes and formative exercises that come out of the walls of the university, seeking contributions that qualify the discussion. As for the extension, the theme is still quite asleep and emerges as a possibility of strengthening to be advocated, as a commitment inherent to the curricular matrix of the Course. Among the commitments comprised in the analyzed documents, it is possible to infer a considerable exercise of enrichment of proposals for discussions that pay attention to the proposition addressed, as an indicator of new searches, articulated within the university, its campuses and / or surrounding institutions.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Ensino e aprendizagem
Formação de professores
Pedagogia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5065
Issue Date: 28-Mar-2021
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FACCIN.pdf526,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.